(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Idade poderá impedir Kim Kataguiri de ocupar comando da Câmara Federal
KimKataguiri

Idade poderá impedir Kim Kataguiri de ocupar comando da Câmara Federal

Idade pode impedir Kim Kataguiri de ocupar comando da Câmara

Naira Trindade do Jornal O Estado de SP

Deputados interessados na presidência da Câmara já vislumbram ir à Justiça para barrar eventual candidatura de Kim Kataguiri (DEM) à vaga, que o tornaria o primeiro na linha sucessória do País. O problema: ele tem 22 anos, quando a Constituição diz que para assumir o Planalto é preciso ter 35. A palavra final seria do Supremo.

Kataguiri foi eleito para o primeiro mandato de deputado federal com 465.310 votos, o quarto mais votado em São Paulo. Ele é um dos líderes do MBL (Movimento Brasil Livre), que levou milhares às ruas pedindo o impeachment de Dilma Rousseff.

A pouca idade, porém, não será a maior dificuldade. Para disputar o comando da Câmara ele terá que enfrentar, ainda, caciques do seu partido. Rodrigo Maia (DEM), o atual presidente da Casa Legislativa, se movimenta para ser reeleito. Num eventual governo Bolsonaro, porém, o nome mais forte é o do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Além disso, tradicionalmente a maior bancada indica o presidente da Câmara. No caso, o PT elegeu o maior número de deputados no último domingo.

Esta notícia foi lida 83 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*