Valores de investimento não batem com boletim anterior da própria Sanor.
Foi divulgado no mês passado que a Sanor iria investir cerca de R$ 860 milhões ao longo de 35 anos, sendo R$ 86 milhões nos primeiros 5 anos. Agora os valores divulgados são outros: “O contrato da SANOR com a Prefeitura Municipal de Orlândia prevê investimentos totais de R$ 412.396.853,00, sendo R$ 139.510.000,00 Milhões, aplicados nos primeiros 5 anos, para atingir universalização dos serviços e cumprimento do Novo Marco Legal do Saneamento Básico”:.
Empresa responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário respondeu as dúvidas de vereadores e munícipes presentes
A SANOR participou, na última quarta-feira (3), de uma audiência pública na Câmara Municipal de Orlândia, a convite dos vereadores, para apresentar o planejamento de ações e responder dúvidas dos membros do plenário e dos munícipes presentes. O diretor presidente, Guilherme Dias, foi o responsável por conduzir a apresentação e sanar os questionamentos.
Desde o dia 8 de junho, os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, coleta, tratamento de esgoto e toda a gestão comercial desses serviços no município de Orlândia passaram a ser realizados pela SANOR, empresa privada, brasileira, em modelo de SPE – Sociedade de Propósito Específico – com expertise no setor de saneamento básico, contratada por meio de uma concorrência pública, para gerir os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município por 35 anos.
Melhorias apresentadas
Durante a audiência, a SANOR apresentou as principais ações já realizadas, dentre elas as limpezas, desinfecções e substituições das bombas d’agua nos poços P7 e P4, além da possibilidade de transferência de titularidade que agora se tornou possível. A SANOR realizou em sua loja comercial mais de 2 mil e 500 atendimentos e respondeu a mais de 220 chamados em menos de 60 dias.
O diretor Guilherme Dias, também apresentou, através de tabelas, laudos, dados e fotos, os problemas crônicos de vazão de água na cidade e a situação de deterioração que os sistemas e equipamentos foram encontrados ao início das operações da SANOR em Orlândia: “Nós lidamos com um problema de décadas e estamos aqui trocando o pneu com o carro correndo, ao mesmo tempo que não estamos medindo esforços para que não falte água, também estamos aplicando ações de melhorias em todo o sistema e literalmente fechando buracos na estrutura”, comenta o diretor.
A empresa SANOR começou no dia 11 de julho ações de manobras operacionais no sistema de abastecimento de água. Guilherme falou sobre a operação: “Essa era uma ação prevista para o segundo ano de operação, mas que já estamos antecipando. Trata-se de um estudo para implantação da automação do sistema, prevendo o melhor uso das bombas para melhorar a distribuição”, afirma Guilherme.
Dentre as ações futuras da empresa o diretor afirmou que parte do planejamento operacional está dedicado para resolver os problemas de falta d’agua no Jardim Siena e nos bairros vizinhos: “Entendemos a situação crítica que vivem há anos os moradores dessa região, vamos ainda em agosto realizar a reabilitação, limpeza, desinfecção e reabilitação dos poços P1 e P5, que abastecem a localidade, para aumentar a disponibilidade de água nas casas desses bairros”, afirma o diretor da SANOR.
Próximas ações SANOR
O Diretor Presidente da SANOR apresentou ainda as próximas ações que serão priorizadas na cidade:
- Cadastramento georeferenciado da rede de água;
- Cadastramento georeferenciado da rede de esgoto;
- Modelagem Hidráulica da rede da cidade;
- Ações de Eficientização Energética;
- Automação o SAA e da Estação Elevatória de Esgoto;
- Implantação de sistema de monitoramento e vigilância patrimonial em todos os sites da operação;
- Implantação do Centro de Controle Operacional;
- Implantação Sistema de Manutenção Preventiva via IoT;
- Recadastramento Comercial de toda a cidade;
- Início da renovação de parque de hidrômetros da cidade;
- Aquisição de equipamentos para detecção de vazamentos e fraudes em campo;
- Reabilitação dos Poços P1, P5, Gruta e P2;
- Nova Estação de Tratamento de Água de Poço Artesiano, que ficará na Avenida J.
60 dias de SANOR
O contrato da SANOR com a Prefeitura Municipal de Orlândia prevê investimentos totais de R$ 412.396.853,00, sendo R$ 139.510.000,00 Milhões, aplicados nos primeiros 5 anos, para atingir universalização dos serviços e cumprimento do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
A empresa completa no dia 8 agosto, 60 dias de operações em Orlândia. “Estamos superando nossa programação inicial, chegamos a mais de 200 operações realizadas, entre melhorias e atendimentos de chamados abertos pela população”, comenta Guilherme Dias.
A SANOR já realizou o atendimento de 221 ocorrências, dentre elas são: 86 de desentupimento de esgoto, 53 soluções de vazamentos de rede de esgoto, 44 de vazamento de água na rede, 37 de vazamento de água em vias públicas e um vazamento de poço de visita e mais de 2.500 atendimentos presenciais em sua Loja.
Mais uma ação de melhoria foi a ampliação de opções de locais de pagamentos das faturas nos serviços de água e esgoto. Agora as contas podem ser pagas no banco SICRED, NUBANK, SANTANDER, além dos já conhecidos pontos de recebimento: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Lotéricas e o Posto de Atendimento SANOR na Avenida 5, 181 – Praça Mário Furtado, Centro. A empresa negocia com outros bancos para ampliar a rede de canais de pagamentos.
O setor de atendimento ganhou mais uma opção, o número 0800 757 6300, mais um canal para atender a população orlandina, tirar dúvidas e solucionar demandas. Os outros canais são: Posto de Atendimento e o telefone (16) 2174-6300, que também funciona como WhatsApp.
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