(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Moradores na divisa entre MG e SP treinam salvamento durante simulação de rompimento de barragem
UsinaIgarapava

Moradores na divisa entre MG e SP treinam salvamento durante simulação de rompimento de barragem

Por EPTV2


 
 
Moradores fazem exercício de salvamento contra rompimento de barragem em Igarapava, SP

Moradores fazem exercício de salvamento contra rompimento de barragem em Igarapava, SP

 

Moradores de Igarapava (SP) e Delta (MG) passaram por um treinamento de desocupação das casas na tarde deste sábado (28). O exercício faz parte do plano de salvamento caso haja rompimento da barragem da Usina Hidrelétrica de Igarapava.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANeel), a estrutura está classificada na categoria de risco B, quando tem todas as condições de segurança necessárias para o funcionamento.

Preparação

Nos últimos meses, moradores foram treinados para deixar áreas consideradas de risco em razão de um eventual acidente.

O trabalho é para evitar tragédias como a de Brumadinho, em Minas Gerais, quando uma barragem de rejeitos da Vale se rompeu, em janeiro de 2019. Ao todo, 249 pessoas morreram – 21 permanecem desaparecidas.

“Dentre outras questões estabelecidas por esse plano, como projeto de construção, manutenção, inspeções regulares, ele estabelece também um plano de atendimento à emergência em caso de acontecer acidentes no barramento, como rompimento, grandes vazões, etc”, diz Cláudio Antônio da Silva, gerente da usina.

 

Treinamento foi realizado ao longo de 12 quilômetros do Rio Grande, no trecho que compreende a Usina Hidrelétrica de Igarapava, SP — Foto: Luciano Tolentino/EPTV Treinamento foi realizado ao longo de 12 quilômetros do Rio Grande, no trecho que compreende a Usina Hidrelétrica de Igarapava, SP — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

Treinamento foi realizado ao longo de 12 quilômetros do Rio Grande, no trecho que compreende a Usina Hidrelétrica de Igarapava, SP — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

 

Os alto-falantes na região estão espalhados por uma grande área na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. No meio da tarde, a sirene foi acionada para alertar os moradores.

Durante a simulação, eles tiveram que sair das casas e seguir as orientações das placas nas ruas para chegar a um dos 39 pontos de encontro, locais livres de inundações.

O auxiliar de adubação Edvaldo Bezerra da Silva elogiou o treinamento, que considera um importante esclarecimento para a sobrevivência em caso de um desastre.

“A gente tem visto o que aconteceu com outras barragens e nossa cidade está de parabéns porque está sendo alertada.”

 

Treinamento para salvamento em caso de acidente em usina na divisa entre MG e SP mobilizou moradores em Igarapava e Delta — Foto: Luciano Tolentino/EPTV Treinamento para salvamento em caso de acidente em usina na divisa entre MG e SP mobilizou moradores em Igarapava e Delta — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

Treinamento para salvamento em caso de acidente em usina na divisa entre MG e SP mobilizou moradores em Igarapava e Delta — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

Planejamento

O plano de ação de emergência mobilizou equipes ao longo de 12 quilômetros de extensão do Rio Grande, no trecho que compreende a usina.

“Os municípios de Igarapava, Delta e Uberaba estão inseridos em uma parte da mancha de inundação chamada zona de autossalvamento. Como o próprio nome diz, o poder público em parceria com o empreendedor, deve preparar a população para que promova o seu salvamento em uma situação de emergência”, afirma Tiago Lourençon, tenente da Defesa Civil de São Paulo.

Para avaliar o trabalho, um posto de comando foi montado em Delta. Bombeiros e Defesa Civil analisaram todas as etapas e controlaram o tempo que os 500 moradores levaram para sair das casas e chegar aos pontos de encontro.

 

“Como se trata de um simulado pioneiro na região, a partir dele, nós vamos estabelecer diretrizes, estabelecer quais são os tempos de resposta ideais. A partir daí, vamos estabelecer um plano fixo a ser divulgado e implementado”, afirma o tenente do Corpo de Bombeiros Marcelo Venesiano.

 

O tenente do Corpo de Bombeiros de MG Marcelo Venesiano — Foto: Luciano Tolentino/EPTV O tenente do Corpo de Bombeiros de MG Marcelo Venesiano — Foto: Luciano Tolentino/EPTV

 
 
 

Veja também

 

Esta notícia foi lida 164 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*