Por Pepita Ortega – Estadão
A Polícia Federal abriu na manhã desta quarta-feira, 14, a Operação Disque 100 na mira de blogueiros bolsonaristas por ataques a agentes que atuam em inquéritos junto ao Supremo Tribunal Federal. Os alvos principais da ofensiva são Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, que são alvo de mandados de prisão preventiva. As ordens não foram cumpridas em razão de ambos viverem no exterior – Estados Unidos e Espanha, respectivamente.
O influenciador Ed Raposo é alvo de buscas. O senador Marcos do Val também é investigado – o parlamentar teve seu perfil no Instagram suspenso e foi alvo de um bloqueio de até R$ 50 milhões em suas contas.
Segundo a Polícia Federal, a ofensiva mira uma “estrutura de obstrução de investigação de organizações criminosas mediante divulgação de dados protegidos e corrupção de crianças e adolescentes”. São investigadas ações dos blogueiros e de seus aliados para expor e intimidar policiais federais e suas famílias, “como forma de causar embaraço às apurações” em curso no STF.
Os investigadores apontam suposto emprego de “crianças e adolescentes e seus perfis em redes sociais” para atacar os agentes da PF, com uso “condição de menoridade para ocultar a verdadeira autoria” dos crimes. Em razão do envolvimento de menores de idade, as diligências são cumpridas em conjunto com o Conselho Tutelar da Secretaria de Justiça do Distrito Federal.
Esta notícia foi lida 84 vezes!