(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Ninguém sabe ainda o motivo da morte de peixes no sapucai
Peixe1

Ninguém sabe ainda o motivo da morte de peixes no sapucai

 

O pescador Carlos Alberto da Costa Cruz Junior foi ao Rio Sapucaí, em Guará (SP), para pescar nesta segunda-feira (21), mas só encontrou peixes mortos. Não foi um, nem dois, mas sim dezenas de exemplares e de diferentes espécies.

“Onde você for tem peixe morto. Acabou, daqui do rio pra baixo acabou, não tem mais nada”, diz.

A situação encontrada por ele ficou mais evidente desde o último sábado (19) de manhã, quando a água do rio começou a ter uma coloração anormal e muita espuma, segundo os moradores.

A causa do problema até agora não foi esclarecida. A Cetesb informou que enviou uma equipe ao local onde os peixes mortos apareceram e deve dar um parecer sobre o caso até esta terça-feira (22).

“Ela era bem azulzinha, a água está meio branca”, afirma o serralheiro Carlos Roberto da Costa Russo, que também pesca na região.

 

Espuma nas águas do Rio Sapucaí, em Guará (SP), onde peixes têm aparecido mortos com frequência — Foto: Ronaldo Gomes/EPTV Espuma nas águas do Rio Sapucaí, em Guará (SP), onde peixes têm aparecido mortos com frequência — Foto: Ronaldo Gomes/EPTV

Espuma nas águas do Rio Sapucaí, em Guará (SP), onde peixes têm aparecido mortos com frequência — Foto: Ronaldo Gomes/EPTV

 

Dourado, barbado e curimba estão entre as espécies mortas. Segundo Cruz Junior, até peixes mais resistentes à poluição estão na lista.

“Isso não é poluição, é alguma coisa que jogaram além da poluição que já tem. A poluição o peixe come, vive, se adapta, isso aqui não, a água, em vez de limpa, está cinza. Isso foi de um dia para o outro”, diz.

A correnteza leva parte dos peixes embora, mas muitos acabam parando nas margens e servindo de alimento para pássaros. Para o consumo humano, todos estão impróprios.

Costa Russo bem que tentou a sorte na pescaria na madrugada de domingo (20), mas acabou voltando para casa de mãos vazias.

“Desistimos e fomos embora. Achamos dourado morto, barbado, tudo que você pensar de peixe tinha, hoje não tá vindo tanto peixe.”

 

Peixes encontrados mortos no Rio Sapucaí, em Guará (SP) — Foto: Ronaldo Gomes/EPTV Peixes encontrados mortos no Rio Sapucaí, em Guará (SP) — Foto: Ronaldo Gomes/EPTV

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

 
 
Mais do G1

Esta notícia foi lida 103 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*