(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Novo Estado pode ser criado no Brasil
ABERTURA CONGRESSO DAS CIDADES
ABERTURA CONGRESSO DAS CIDADES

Novo Estado pode ser criado no Brasil

Tapajós seria mais uma unidade da Federação com mais parlamentares que cidades

Uma proposta para a criação de um novo Estado brasileiro está em tramitação no Congresso. O projeto de lei (PL) que cria o Tapajós voltou à Comissão de Constituição e Justiça do Senado no último dia 17.

Se criado, o novo Estado brasileiro dividirá o Pará em dois, ficando com parte do oeste do atual território. Santarém é o nome proposto para a capital de Tapajós. Ele deve ficar com cerca de 540 mil quilômetros quadrados de área. Desse modo, abrangendo 23 dos 144 municípios paraenses.

A nova unidade da Federação teria oito deputados federais e 24 deputados estaduais, bem como três senadores. Assim, sua formação resultaria em mais um Estado do Brasil, com mais parlamentares (35) que cidades (23). Nesse ínterim, o PIB local seria de R$ 18 bilhões.

O PL em debate atualmente é de 2019. Siqueira Campos, eleito pelo DEM para uma vaga na Casa representado o Tocantins, o apresentou. Um plesbicito de 2011 derrubou uma proposta semelhante. Entretanto, o relator do projeto atual, Plínio Valério (PSDB-AM), votou favorável à realização de mais um sufrágio sobre o tema.

Os defensores da criação do novo Estado alegam que a região não é tratada com a devida atenção. Contudo, o atual governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é contra a separação. O político alega que administra todas a regiões estaduais de modo equânime.

Fonte: revistaoeste.com

Esta notícia foi lida 62 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com