(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Orlândia pode voltar a fase vermelha e fechar todo o comércio
Vado3

Orlândia pode voltar a fase vermelha e fechar todo o comércio

Governo de SP anuncia nesta sexta-feira (26) nova classificação das regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto

O governador João Doria (PSDB) anuncia na tarde desta sexta-feira (26) a nova classificação das regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Franca no Plano São Paulo, que estabelece regras para a retomada econômica diante da pandemia do novo coronavírus no estado.

Desde o dia 15 de junho, as regiões de Ribeirão Preto e Barretos estão na fase vermelha, a mais restritiva e que só permite a abertura de serviços considerados essenciais. Já a região de Franca está na fase laranja, que autoriza o funcionamento de lojas de rua, shoppings, concessionárias de veículos e escritórios, mas com horário reduzido.

Na quinta-feira (25), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP), a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, alertou para a o avanço da doença nos municípios da Diretoria Regional de Saúde (DRS VIII), que têm Franca como sede.

“A gente tem uma preocupação maior com a região de Franca. Pegando os dados até o dia 24 de junho, a gente teve um crescimento nas internações com relação à semana anterior, de 15%, e um crescimento de casos bastante expressivo também. A gente lembra que internações é o nosso principal balizador. A gente está monitorando bastante de perto também”, disse.

O Comitê Estadual de Contingenciamento da Covid-19 analisa dados enviados pelo Conselho Municipalista, formado por prefeitos das cidades-sedes das diretorias regionais de saúde.

São cinco os critérios avaliados: ocupação de leitos UTI Covid, leitos Covid para cada 100 mil habitantes, variação de casos, variação de internações e variação de óbitos.

Desde o início do plano, em 1º de junho, Franca permanece na fase laranja. Já no dia 15, Barretos passou da etapa amarela, que permitia até a reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza, para a vermelha. Ribeirão Preto também foi rebaixada, mas da fase laranja para a vermelha.

O que pode e o que não pode funcionar conforme as fases do Plano SP — Foto: Reprodução

Solicitações feitas por prefeitos

Em reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, na quarta-feira (24), o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), sugeriu que salões de beleza, barbearias e estabelecimentos de serviços similares fossem incluídos já fase laranja do Plano.

“Entendemos que não é na fase amarela que pode voltar. Pode voltar mais cedo. Até porque isso trata de cuidados pessoais, higiene pessoal. Ao colocarmos esse segmento na fase 2, há uma oportunidade de acompanhar melhor o regramento, os protocolos de proteção ao profissional e ao cliente. Hoje, sabemos que sem essas regras, em algumas localidades, há um funcionamento informal, sem a observação desses critérios”, afirmou.

Nogueira e os outros prefeitos também sugeriram que o comércio em geral possa atender durante cinco horas por dia, e não quatro como está previsto. A medida, segundo ele, ajudaria a reduzir a concentração de pessoas.

“Ampliar para mais uma hora, você desafoga e tira a sobrecarga, ajuda na questão de distanciamento social.”

Durante a apresentação de dados, os prefeitos também pediram a liberação de parques públicos, fechados desde março. Segundo Nogueira, a prática de atividades ao ar livre, com regra, poderia ajudar a minimizar os impactos na saúde mental das pessoas, abaladas pela pandemia.

“É uma oportunidade para redução de stress, tensões pessoais, e pode ajudar a um enfrentamento mais adequado à pandemia.”

Fonte”EPTV

Esta notícia foi lida 772 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com