(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Por que casos suspeitos de coronavírus aumentou 1.500% ?
Coronavirus5

Por que casos suspeitos de coronavírus aumentou 1.500% ?

O número de casos de suspeita do novo coronavírus no país deu um salto de cerca de 1.500% em menos de 24 horas, após a confirmação do primeiro brasileiro contaminado.

Na última quarta-feira, o Ministério da Saúde havia informado que 20 suspeitas estavam sendo analisadas.

  • Agora, há 132, mas este dado é provisório — e o próprio ministério afirma que número final é provavelmente bem superior, porque ainda há 213 notificações enviadas pelas secretarias estaduais de saúde que não foram examinadas por técnicos da pasta.

“Na verdade, estamos perto de 300 casos suspeitos. A grande maioria dos casos pendentes vão entrar para a lista de suspeitas, mas não podemos garantir que serão 100%”, disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

O secretário explicou que os casos ainda não analisados foram classificados como suspeitas pelas secretarias por atenderem os critérios usados desde o início do surto: o paciente deve apresentar febre e algum outro sintoma respiratório e ter viajado para algum país onde houve ao menos cinco casos de transmissão local do vírus ou ter entrado em contato com um caso suspeito ou confirmado.

Mas, com um crescimento súbito das notificações enviadas pelos Estados, a equipe da pasta ainda não conseguiu analisar devidamente todos os casos pendentes.

“Estávamos recebendo dois, três, quatro casos por dia, e, de uma hora para outra, chegaram aqui 300 para análise. É preciso fazer um exame detalhado, ligar para a secretaria, falar com a vigilância epidemiológica, é um trabalho bastante artesanal, e não conseguimos dar conta”, disse Gabbardo.

Esta notícia foi lida 122 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*