(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Sabesp Franca abastecerá ônibus com gás de esgoto
Onibusgas1

Sabesp Franca abastecerá ônibus com gás de esgoto

 

Publicado em: 12/11/2018 Atualizado: 12/11/2018 10:44

A Sabesp realizará nesta segunda-feira em Franca o primeiro teste de abastecimento de ônibus com o gás do tratamento de esgoto. A iniciativa será realizada em parceria com a Scania e a Embaixada da Suécia.

A demonstração se dará em um ônibus da Scania de 15 metros com capacidade para até 130 lugares e que faz parte da nova geração de veículos da montadora, que são desenvolvidos exclusivamente para abastecimento com combustíveis a gás.

Vão falar sobre o combustível sustentável para veículos de transporte de massa e pesados Gustavo Bonini, diretor de relações institucionais e governamentais da Scania Latin América; Elsa Stefenson, gerente de projetos da Business Sweden; Edison Airoldi, diretor de Tecnologia, Empreendimento e Meio Ambiente da Sabesp e João César Queiroz Prado, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp.

A ação integra a programação das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, iniciativa promovida pela Embaixada da Suécia e o Business Sweden com o intuito de fomentar discussões sobre o potencial do mercado do biogás nas cidades brasileiras.

A Suécia é precursora na implementação do biometano para abastecer a frota de ônibus urbanos do país. Em abril de 2018, a Sabesp começou a usar o biogás gerado no tratamento do esgoto para movimentar a frota de veículos da empresa em Franca. Segundo a empresa, o projeto é o maior da América Latina em produção de biometano para uso veicular gerado a partir do tratamento de esgotos.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Franca trata em média 500 litros por segundo e produz em torno de 2.500 Nm³ de biogás por dia, suficiente para substituir 1.500 litros de gasolina comum diariamente. A produção garante o abastecimento de 200 veículos por dia.

Fonte: gcn.net.br

Esta notícia foi lida 112 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*