(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Santa Casa de Ituverava inaugura Centro de Tratamento Oncológico
SantaCasaItuverava

Santa Casa de Ituverava inaugura Centro de Tratamento Oncológico

 

São Joaquim da Barra também já tem há anos sua unidade contra câncer

Médicos que atuarão no centro explicam sobre o funcionamento do serviço, que é um marco para a Saúde de Ituverava

Será inaugurado hoje, 16 de fevereiro, às 9h30, o Centro de Tratamento Oncológico “Sueli Rodrigues”, da Santa Casa de Ituverava. O novo setor funcionará na antiga área da Hemodiálise, e já está equipado, mobiliado e dentro de todas as normas da Vigilância Sanitária.
A princípio serão atendidos pacientes conveniados, como cooperados da Unimed Norte Paulista e particulares, que terão à sua disposição serviços como quimioterapia, consultas clínicas, consultas de enfermagem, cirurgias, entre outros.
A solenidade de inauguração, que representa mais uma extraordinária conquista para a área de Saúde de Ituverava e região, deverá ser prestigiada por diversas autoridades, como a diretoria da Santa Casa, deputados federais e estaduais, prefeitos de toda a região e empresários.
Consolidação de um Projeto
O Centro Oncológico é a consolidação de um corajoso projeto iniciado pelo presidente da instituição de saúde, o empresário Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”), e toda a sua diretoria, iniciado há alguns anos.
A administradora da Santa Casa de Ituverava, Cláudia Maria Carreira Frata, destaca a importância do Centro de Tratamento Oncológico. “Cientistas do mundo estão prevendo que haverá aumento de 70% de câncer nas próximas décadas. Até 2032, mais de 21 milhões de casos novos surgirão, sendo o de pele, o de mama e o de próstata os mais comuns. São números alarmantes, então precisamos de medidas que ajudem a conter esse avanço”, destaca.
“Esse nosso projeto é justamente por conta destes números, e atuará não só no tratamento, mas também na prevenção, já que hábitos simples como alimentação saudável, atividade física e combate ao tabagismo podem reduzir de maneira significativa os riscos da doença”, enfatiza.
Diagnóstico precoce
Ainda segundo ela, o setor incentivará o diagnóstico precoce, que também é de extrema importância. “Em Ituverava temos todas as condições de atender com a mesma qualidade que os grandes centros do país, pois é um tratamento padronizado. Então a população pode ficar tranquila, pois estará em mãos competentes”, finaliza.

Convite

O presidente da Santa Casa de Ituverava, Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”) agradece a todos que contribuíram para a concretização deste importante projeto.
“Em nome da diretoria da Santa Casa de Ituverava, agradeço a todos que direta ou indiretamente, contribuíram para a instalação do Centro de Tratamento Oncológico, que representa um marco e um grande avanço para a área da saúde de Ituverava”, afirma.
“Aproveito a oportunidade para convidar a população para participar da inauguração que será neste sábado, às 10h, em solenidade que será realizada em frente à Hemodiálise da Santa Casa, e que venham comemorar conosco este momento histórico”, convida Busa.

Oncologista clínico fala sobre os procedimentos oferecidos

O médico responsável pelo Centro de Tratamento Oncológico “Sueli Rodrigues”, o oncologista clínico Dr. Paulo Wanderley Luciano concedeu entrevista à Tribuna de Ituverava.
Com 25 anos de experiência, o médico é formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e tem especialização em Cancerologia Clínica e Cirúrgica, pelo Hospital São Francisco, de Ribeirão Preto e Instituto de Radioterapia e Quimioterapia.
Segundo ele, o Centro Oncológico fará diagnóstico, estadiamento e tratamento, especialmente no que se refere à cirurgia, quimioterapia, além de outros procedimentos modernos como hormonoterapia e terapia alvo molecular.
“Os tratamentos abrangerão tumores sólidos, como de cabeça, pescoço, cérebro, pele, pulmão, tórax, mama, estômago, fígado, pâncreas, intestino grosso, ovário, útero, vulva, rim, uretra, bexiga e próstata. A princípio não serão tratadas crianças, mas futuramente este procedimento pode vir a acontecer conforme surgir a necessidade”, observa.
Importância
Ainda segundo o Dr. Luciano, mesmo antes da inauguração, o Centro já tem atendido alguns pacientes com tumor de mama e pele, que foram operados. “Pela primeira vez a região tem um serviço de oncologia, o que será muito importante, não só para Ituverava, mas também para as cidades da região, pois hoje os pacientes precisam viajar para Franca ou Barretos, o que debilita sua saúde”, ressalta.
“Ao ser atendido em Ituverava, o paciente, além de ficar em casa, estará próximo dos profissionais e de seus familiares. Outro aspecto importante é que em grandes centros há uma espera muito grande para que o paciente possa ser atendido, o que não ocorrerá em Ituverava”, enfatiza.

Estrutura
O médico ainda destaca que a estrutura oferecida pelo Centro de Tratamento Oncológico é ótima e pode ser facilmente comparada à de grandes centros. “Além de equipamentos modernos, teremos serviço de psicologia, nutrição, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço de laboratório, de imagem e o estadiamento, responsável por verificar se o câncer está em estágio inicial e se já se espalhou”, ressalta o médico.
“A equipe será composta por entre 6 e 10 profissionais que vão atender no local, lembrando que o centro tem capacidade de fazer até 12 sessões de quimioterapia por dia”, enfatiza o médico, que lembra que a quimioterapia tem alguns efeitos colaterais, como enjoos, vômitos, dores no corpo e febre.

Mastologia

Ainda está à disposição dos pacientes a Mastologia, especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias, buscando meios de prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar todas as doenças da mama.
“Os pacientes já chegam na Mastologia com diagnóstico, então faremos o primeiro atendimento e indicaremos o melhor tratamento, que pode, inclusive, envolver cirurgias de pequeno, médio e grande porte”, completa o oncologista clínico Dr. Paulo Wanderley Luciano.


O oncologista clínico Dr. Paulo Wanderley Luciano

Urologista destaca importância do centro para a cidade e região

O urologista Dr. Maurício Silveira Telles, que atende no AME e no Centro de Saúde, também atuará no Centro de Tratamento Oncológico “Sueli Rodrigues”. Ele se formou na USP, fez residência na mesma instituição e atuou no setor de Oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa, em Ribeirão Preto.
Segundo ele, no setor de Urologia do Centro de Tratamento Oncológico deverá focar principalmente no câncer de próstata, não excluindo, no entanto, outras doenças, como câncer de rim e bexiga. “Já fazemos alguns diagnósticos na Santa Casa, mas agora o nosso objetivo é ampliar o tratamento para as áreas curativa e de controle”, diz.
“O câncer de próstata é o segundo tumor sólido mais frequente nos homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Ele também tem um alto índice de mortalidade, logo atrás dos tumores de via respiratória. No entanto, hoje conhecemos muito bem a biologia do câncer de próstata, então estamos preparados para lidar com a doença através de medicamentos, quimioterapia, radioterapia e cirurgias”, ressalta.

O urologista ainda ressalta que hoje os homens estão mais conscientes em relação à doença. “Eles têm procurado cada vez mais os urologistas, o que é muito importante, pois com diagnóstico precoce, conseguimos aumentar muito as chances de sucesso no tratamento”, destaca.
“A doença está associada à idade e ao cigarro e é mais comum em afrodescendentes e pessoas com parentesco de primeiro grau com alguém que teve a doença. Daí a importância de ir ao urologista e fazer os exames indicados, a partir dos 50 anos ou dos 40 anos, no caso de afrodescendentes e pessoas com parentesco de primeiro grau com alguém que teve a doença”, enfatiza.

Principais procedimentos

O médico ainda enumerou alguns dos principais procedimentos que serão realizados no Centro de Tratamento Oncológico, no setor de Urologia. “Haverá cirurgia da próstata, da bexiga e de testículo, além da terapia hormonal, que é o controle do câncer de próstata para que a doença não avance”, afirma o médico.
“Vale lembrar que o atendimento oncológico em grandes centros pode ser bastante complicado, pois estão sempre lotados e têm difícil acesso devido à elevada demanda. Por isso, o Centro de Tratamento Oncológico ‘Sueli Rodrigues’ vai contribuir para redistribuir os pacientes, oferecendo a Ituverava e região um tratamento rápido, de qualidade e confortável”, completa o Dr. Maurício Silveira Telles.


O urologista Dr. Maurício Silveira Telles

Esta notícia foi lida 89 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*