(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Ciência e Tecnologia / China pousa sonda do lado escuro da lua
Lua4

China pousa sonda do lado escuro da lua

Uma sonda espacial chinesa aterrissou com sucesso no outro lado da Lua na quinta-feira, segundo informou a mídia estatal. Ação foi registrada como um primeiro pouso histórico em uma missão vista como um passo importante para o programa espacial da China. A televisão estatal chinesa disse que a sonda lunar Chang’e-4, lançada em dezembro, fez o “pouso suave” em 10h26 horário de Pequim e às 00h26 (horário de Brasília).

Uma imagem tuitada pela versão em inglês do CCTV mostrou uma foto da superfície da lua. Ao contrário da face da Lua mais próxima da Terra, que está sempre voltada para o nosso planeta, nenhuma sonda ou qualquer módulo de exploração pousou na superfície do lado oposto.

 

A face oculta é montanhosa, pontilhada de crateras, enquanto a face visível tem várias superfícies planas para se empoleirar.

Um dos maiores desafios é se comunicar com o robô lunar. Como a face escura da Lua está orientada na direção oposta à Terra, não há “linha de visão” direta para transmitir sinais, a menos que um relé seja instalado.

Assim, a China lançou em maio um satélite chamado Queqiao, posicionado na órbita lunar para transmitir ordens e dados trocados entre a Terra e o módulo

Esta notícia foi lida 106 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*