(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Ciência e Tecnologia / IBM diz ter criado chip quântico que desafia poder de computadores comuns
IBM

IBM diz ter criado chip quântico que desafia poder de computadores comuns

A IBM anunciou neste domingo, 14, que criou um chip quântico capaz de processar informações complexas e ultrapassar o potencial de computadores tradicionais. A informação foi divulgada inicialmente pelo site Axios.

O novo chip, batizado de Eagle, atinge 127 qubits (ou bits quânticos), segundo a  IBM. Na computação clássica, usada por PCs e smartphones atuais, toda e qualquer informação é armazenada ou processada na forma de bits, que podem ser representados por 0 ou 1. Mas, na quântica, os chamados qubits podem assumir inúmeros estados entre 0 e 1, num fenômeno chamado superposição. Isso aumenta exponencialmente a quantidade de informação que pode ser processada. Enquanto um par de de bits tradicionais expressa um tipo de informação de cada vez, os dois bits quânticos expressam quatro estados ao mesmo tempo – 300 qubits expressam um número de estados maior do que o número de átomos do universo.

“Vemos o Eagle como um passo em direção a uma revolução tecnológica na história da computação. Conforme os processadores quânticos aumentam de escala, cada qubit adicional dobra a quantidade de espaço de memória necessária para executar algoritmos”, disse a IBM em comunicado. “Esperamos ver os computadores quânticos trazerem benefícios para o mundo real em todas as áreas, à medida que esse aumento na complexidade nos leva além das habilidades dos computadores tradicionais”.

Esta notícia foi lida 81 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com