(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Ciência e Tecnologia / Na próxima eleição não acredite em tudo que é publicado
facebook1

Na próxima eleição não acredite em tudo que é publicado

A falsificação ficou perfeita

Eleitor: na próxima eleição, não acredite no que você vê ou ouve nas redes. Falsificar virou brincadeira de criança

Por Pedro Doria – O Estado de S. Paulo

 

Deep fake de Zuckerberg mostra ele falando que rouba e controla dados das pessoas

Na terça-feira, 9, o GitHub baniu de seu site o código do programa DeepNude. E, sim, para quem não vive nas profundezas da internet, a frase requer explicação. Porque, por trás dela, está provavelmente a maior ameaça ao próximo ciclo eleitoral do mundo. Uma ameaça que vem se insinuando faz tempo, já meio que deu as caras até em pleitos aqui do Brasil e parece ter chegado, este ano, à maturidade. Será assustador.

GitHub é uma empresa da Microsoft. Serve como o repositório para o código de softwares de escritos de forma colaborativa. A última versão está sempre lá, quem ao redor do mundo trabalha em novidades troca ideias por ali, e como todos sabem o que os outros fazem, fica mais fácil organizar o trabalho de programação. Ao longo do último mês, aportaram no GitHub algumas versões do software DeepNude.

O nome – DeepNude – já insinua do que se trata. Escrito inicialmente por um programador anônimo, o app usa uma tecnologia chamada redes neurais artificiais para pegar a fotografia de uma mulher – qualquer mulher – e a partir dela, em poucos segundos, produzir uma imagem da moça nua. Redes neurais replicam o funcionamento do cérebro, permitindo que o software aprenda a partir de exemplos. É uma das formas de inteligência artificial. O DeepNude é de uma simplicidade atroz. Importe a foto, ele produz a imagem em segundos. De um realismo que não basta dar zoom para encontrar sinais de edição. É aquela mulher. E ela está nua.

Não, não funciona com homens.

Esta notícia foi lida 37 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*