(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Economia / Cotação do Euro pode ficar abaixo do dólar

Cotação do Euro pode ficar abaixo do dólar

O euro está perto de ficar cotado abaixo do dólar pela primeira vez desde dezembro de 2002. Esse movimento, que já vem sendo registrado há algum tempo, acontece pela aversão ao risco dos investidores, que têm se refugiado na moeda americana diante da inflação alta e possibilidade de recessão global.

O euro se enfraquece também pela perspectiva de agravamento das interrupções no fornecimento de gás europeu resultantes da invasão da Ucrânia pela Rússia, dizem analistas.

O Banco Central Europeo (BCE) fixou o câmbio de referência do euro em 1,0098 dólares. Nesta segunda-feira, 11, o euro caiu 1,42% frente ao dólar.  No fim da tarde em Nova York, o euro caía a US$ 1,0043 . O índice DXY, que mede a variação da moeda americana ante seis rivais, fechou em alta de 0,95%, aos 108,021 pontos.

Os temores em torno dos problemas de fornecimento de energia da Europa se intensificaram no fim de semana depois que o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse que o governo está se preparando para um corte total do fornecimento de gás russo. “O pior caso (parada total dos fluxos de gás) traz recessão e provavelmente outra queda de 10% do euro a partir daqui”, disse o estrategista de câmbio do Société Générale, Kit Juckes, em nota.

 

Esta notícia foi lida 33 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com