(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Agência espacial indiana perde contato com sonda durante tentativa de pouso na Lua
Lua4

Agência espacial indiana perde contato com sonda durante tentativa de pouso na Lua

 

Índia declarou que procedimentos de pouso ocorreram dentro do planejado até 2,1 km da superfície lunar, quando perderam contato com o módulo espacial.

Cientistas indianos perderam o contato com o módulo lunar Chandrayaan-2 pouco antes do pouso nesta sexta-feira (6), segundo o diretor da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO), responsável pela missão. Ainda não está claro o que aconteceu com o módulo de pouso Vikram.

O objetivo da missão era obter mais informações sobre a composição mineral da Lua e sobre eventual presença de água no local. O contato com a base foi perdido cerca de 20 minutos depois de iniciado o procedimento de pouso suave, que visa reduzir a velocidade do módulo para garantir uma chegada segura.

“É possível que a sonda tenha pousado em uma posição desfavorável e a antena tenha ficado inclinada, sem comunicação com a sonda em órbita, que envia os sinais para a Terra”, explica Cássio Barbosa, astrônomo e colunista do G1. Nesse caso, o contato ainda pode ser retomado.

A outra possibilidade é que o motor de descida tenha registrado alguma falha nos momentos finais do pouso. “Nesse caso, o módulo colide com a superfície lunar e se desintegra devido à alta velocidade”, diz Barbosa.

 
 

Esta notícia foi lida 58 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*