(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Coreia do Norte exibe arsenal de mísseis em meio a impasses nas negociações com EUA
Coreia2

Coreia do Norte exibe arsenal de mísseis em meio a impasses nas negociações com EUA

Choe Sang-Hun, The New York Times, O Estado de S.Paulo

A Coreia do Norte ostentou na segunda-feira seu crescente arsenal de mísseis em uma de suas maiores apresentações de equipamentos militares, uma vez que seu líder, Kim Jong-un, não acredita nas repetidas afirmações dos Estados Unidos de que o país não mantém secretamente planos de ofensivas contra Pyongyang.

A demonstração de poder ocorreu um dia depois de o Norte comemorar o 76º aniversário do partido que governa o país, o Partido dos Trabalhadores da Coreia. O país costumava celebrar esses aniversários com grandes desfiles militares. Mas este ano, em vez disso, organizou uma exibição interna do grande poder de seus mísseis na segunda-feira e, na terça-feira, a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA, na sigla em inglês) publicou o texto do discurso de Kim no evento. Ele prometeu aumentar ainda mais o poderio militar de seu país.

Ele chamou os EUA de “hipócrita” por ajudarem a Coreia do Sul a reforçar seus mísseis e outras forças militares em nome da “dissuasão” da Coreia do Norte – ao mesmo tempo em que condenava o desenvolvimento do Norte e os testes de mísseis como “provocações”. Ele disse que seus mísseis eram para autodefesa e paz, não para a guerra, acrescentando que não tinha intenção de desistir deles.

“Nosso inimigo é a própria guerra, não algum país ou exércitos, como a Coreia do Sul e os EUA”, disse Kim. “Mas nossos esforços externos pela paz não significam, de modo algum, abrir mão de nossos direitos de autodefesa.”

Esta notícia foi lida 71 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com