Os Estados Unidos ordenaram o envio de um submarino para o Oriente Médio para defender Israel caso o Irã decida retaliar o assassinato de Ismail Haniyeh, líder do grupo terrorista Hamas, ocorrido em Teerã. O envio foi anunciado no domingo, 11, pelo porta-voz de Defesa americano, o major-general Patrick Ryder, depois de o secretário Lloyd Austin e o equivalente israelense, Yoav Gallant, conversarem.
O anúncio é visto como incomum e indica a gravidade da crise no Oriente Médio desde a morte de Ismail Haniyeh, que expôs falhas de segurança do Irã. O Pentágono não costuma informar os movimentos de submarino.
Ryder ainda acrescentou uma ordem de Lloyd para acelerar o envio de um porta-aviões e reiterou o pedido anterior de mais caças e navios de guerra com mísseis para a região. A frota se junta a outros navios de guerra que estão no Golfo de Omã, próximo ao Irã.
Os envios reforçam a defesa israelense e dissuadem o Irã de retaliar Israel, com o risco de ampliar a guerra na região para um conflito aberto entre os dois países. “[Na ligação, o secretário Lloyd Austin] reiterou o compromisso dos EUA de tomar todas as medidas possíveis para defender Israel”, afirmou o porta-voz Patrick Ryder.
Esta notícia foi lida 64 vezes!