(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Finlândia e Suécia abandonam neutralidade e apresentam propostas de adesão à Otan
Suecia1

Finlândia e Suécia abandonam neutralidade e apresentam propostas de adesão à Otan

Comentários|

© Fornecido por IstoÉ

Na manhã desta quarta-feira (18), Finlândia e Suécia apresentaram formalmente suas propostas de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte [Otan]. Os dois países deixaram a neutralidade histórica e aceitaram a aliança militar depois da invasão russa ao território ucraniano.

Os dois países possuem relações próximas com a Otan, mas há anos não se alinham militarmente. A mudança de decisão, porém, aconteceu por pressão das respectivas populações após a vizinha Rússia invadir a Ucrânia no fim de fevereiro.

Os enviados de Finlândia e Suécia entregaram cartas com o interesse dos países ao secretário-geral Jens Stolenberg, em Bruxelas, na Bélgica. Se ambos forem aceitos, a Otan alcançaria a mais significativa expensão desde sua criação.

A dupla nórdica viajará para Washington na quinta-feira (19), para se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a Casa Branca. Enquanto isso, a Rússia planeja retaliações aos países. No último sábado, os russos suspenderam o fornecimento de eletricidade para a Finlândia.

Após uma guinada a favor da adesão, Suécia e Finlândia consideram necessário colocar-se sob o guarda-chuva da Otan, diante de uma Rússia capaz de invadir militarmente um de seus vizinhos.

Com isso, os dois países virariam a página de décadas de neutralidade e de não alinhamento militar, em busca de garantias de segurança de seus vizinhos nórdicos e das principais potências da Otan nas últimas semanas. Apenas os membros da Aliança se beneficiam do famoso artigo 5º de proteção mútua, não os candidatos.

Esta notícia foi lida 183 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com