(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Macron e Le Pen fazem segundo turno na Francça
Macron

Macron e Le Pen fazem segundo turno na Francça

A presidência da França será decidida novamente, no dia 24, em um duelo entre Emmanuel Macron (República em Marcha) e a candidata da extrema direita Marine Le Pen (Reunião Nacional), como em 2017, segundo resultados oficiais

Apurados 99% das urnas, o presidente de centro-direita tinha 27,6% dos votos, e Le Pen, 23,4%, segundo o Ministério do Interior. O resultado reflete a grande insatisfação com sua presidência e a preocupação do eleitorado com o aumento do custo de vida. Em terceiro lugar, e com uma diferença apertada de Le Pen, ficou Jean-Luc Mélenchon (da esquerda radical França Insubmissa), com 22% dos votos – mais do que o esperado, apesar de ele ter subido nas pesquisas na reta final da campanha. Logo após a divulgação das projeções iniciais, candidatos de direita, ecologista e comunista pediram a seus partidários votos em Macron no segundo turno.

A abstenção, que aparecia nas pesquisas como fator que poderia decidir este pleito, foi menor do que o esperado – 74% dos franceses foram às urnas.

O primeiro turno consolidou o avanço da esquerda radical, com Melénchon, e o declínio dos partidos tradicionais no país. A direita dos Republicanos, com Valérie Pécresse, conquistou 4,7% dos votos, enquanto a esquerda socialista, da prefeita de Paris Anne Hidalgo, teve um fiasco histórico: 1,7%.

Rejeição

No dia 24, os franceses estarão diante da mesma opção de candidatos que tiveram em 2017, mas a escolha agora ocorrerá em um cenário bem diferente. Naquele ano, os eleitores se uniram para impedir a chegada ao poder da extrema direita e deram 66% dos votos a Macron, ex-ministro da Economia do socialista François Hollande.

Esta notícia foi lida 138 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com