(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Local / Direitos da criança e do adolescente são temas de conferência em Sales Oliveira
Sales3

Direitos da criança e do adolescente são temas de conferência em Sales Oliveira

Sales5

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Departamento de Assistência Social (DAS) realizaram na última quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Sob o tema principal “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, a professora e doutora em serviço social Jandira de Almeida Ramos com sua equipe coordenaram as discussões e ideias sobre o assunto.

Sales4

O evento foi composto por dois momentos. No período da manhã, na conferência lúdica, participaram mais de 160 crianças e adolescentes. Muito atentos, participaram de atividades pedagógicas, numa grande demonstração de cidadania e exercício do direito de voz.

Entre as ações discutidas, destacam-se: o combate ao preconceito, discriminação, racismo e bullying nas escolas; o direito de ser ouvidos e ter reconhecidas suas necessidades; e a melhoria de serviços públicos com a criação de projetos nas áreas de esporte, cultura e lazer.

Conferência convencional

À tarde, aconteceu a conferência convencional, destinada aos adultos. Os participantes puderam avaliar e sugerir intervenções na política pública de atendimento aos menores de idade. Com isso, buscaram soluções práticas com a participação da sociedade e do poder público.

Nas sugestões estavam: melhor articulação da rede intersetorial; ampliar espaços de participação e campanhas de prevenção de situações violadoras de direitos; e ampliação em serviços de atendimento infantojuvenil nas áreas de projetos sociais, entre outras.

No final da discussão foram eleitos os sete delegados que representarão o município de Sales Oliveira na próxima etapa do evento: na fase regional. Essa conferência municipal é realizada a cada dois anos.

De acordo com a organização, ainda há desafios a serem superados e não faltarão esforços para isso, principalmente para garantir o combate às diversas formas de violência, inclusive as silenciosas que acontecem cotidianamente como: trabalho infantil, violência psicológica, negligência e outras.

Participações

No período vespertino, os alunos da oficina de Técnicas Circenses, promovida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizaram a abertura do evento com um mini espetáculo, coordenados pelo professor Alexandre José de Souza.

Participaram da conferência a presidente do CMDAC, Larissa Barbin Gasola, diretora do DAS, Mônica Urbinatti dos Santos, coordenadora do Cras, Tatiane Cultri R. de Souza, presidente do Conselho Tutelar, Juliana Lanzeloti C. Leite, presidente da Câmara Municipal, Alessandro de Sousa (Babinha), servidores da Saúde, Educação, Esportes e Vigilância Sanitária.

A ação contou com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nestor Cottas, Conselho Tutelar, Câmara Municipal e Prefeitura de Sales Oliveira.

Esta notícia foi lida 57 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*