(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Local / Médicos do Revalida iniciam suas atividades em Ituverava
medicos2

Médicos do Revalida iniciam suas atividades em Ituverava

 

Médicos do Revalida participam de reunião com a administradora da Santa Casa, Cláudia Frata

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) é uma prova criada pelos ministérios da Educação e da Saúde para simplificar o processo de reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras. Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa fazer o reconhecimento do seu diploma, para solicitar ao Conselho Regional de Medicina a autorização para trabalhar.
Após serem recepcionados pelas autoridades de Ituverava dia 29 julho, os 80 médicos brasileiros e estrangeiros que estão na cidade com o objetivo de reconhecer o diploma de médico obtido no exterior, para que posam atuar no país, começaram o estágio complementar de estudos, que deverá ser realizado entre 12 e 18 meses.
Formados em países como Bolívia, Paraguai, Argentina, México e Rússia, eles atuarão na Santa Casa de Ituverava e em Postos de Saúde de cada bairro, e atenderão nas cinco áreas definidas pelo regulamento do programa: Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica e Estratégia Saúde da Família (ESF) – Saúde Coletiva.

Estágio complementar
O estágio complementar de estudos é uma das fases do Revalida, para que os profissionais possam exercer a profissão no Brasil. A revalidação está sendo viabilizada através da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína (ITPAC), com o Ministério Público, MEC e Conselho Federal de Medicina (CFM).
Na segunda-feira, 5 de agosto, os recém-formados foram distribuídos e iniciaram o processo de conhecimento e adaptação da instituição junto com a equipe médica da Santa Casa, os chamados preceptores, que deverão estar presentes durante todo o tempo, acompanhando e avaliando o aluno.

Cronograma
Nos próximos dias, conforme o cronograma, eles se dedicarão as atividades teóricas e práticas previstas no conteúdo programático e a cada dois meses e meio, serão submetidos a uma rotação entre as cinco especialidades, para o desenvolvimento das habilidades e competências pertinentes a cada área.
A administradora da Santa Casa, Cláudia Maria Carreira Frata, destaca a satisfação em receber uma nova turma de profissionais da saúde e o quanto este processo é significativo para a instituição.
“Representa mais um grande passo para a relação da Santa Casa com o Revalida, pois são mais oitenta médicos que passarão pela instituição, aprendendo e adquirindo conhecimentos através do trabalho e das técnicas utilizadas pelos profissionais da casa”, afirma.

Fomento da economia

“Para a cidade, esse movimento também é muito favorável, uma vez que contribui para fomentar o mercado imobiliário e a economia da cidade, em diversos setores. É uma honra que eles optaram pela Santa Casa de Ituverava, pois simboliza que o nosso trabalho tem se destacado em outras localidades”, destaca.
Ainda segundo Cláudia, administrar uma turma com o número de profissionais maior que o dobro do ano passado será um grande desafio, porém, a Santa Casa está preparada para atender a demanda e contribuir para que os médicos possam atingir seus objetivos e realizar o sonho de exercer a medicina de forma plena no Brasil.

Esta notícia foi lida 98 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*