(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Local / Setor de saúde de Sales Oliveira realiza exames de papanicolau em horário especial
MedicoSales

Setor de saúde de Sales Oliveira realiza exames de papanicolau em horário especial

Diagnostico precoce previne câncer no colo de útero, terceiro mais frequente no Brasil

 

As unidades do Programa Saúde da Família (PSF) vão abrir em horário especial para a coleta de exames de papanicolau. O atendimento começou na última segunda-feira, dia 17, no PSF II, e vai seguir até o dia 19 de maio. O exame deve ser agendado e tem como objetivo a prevenção do câncer de colo de útero.

Os exames serão realizados uma vez por semana, de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 17h. A cada semana uma unidade de saúde ficará aberta em horário diferenciado. Com isso, vai facilitar para as mulheres que trabalham durante o dia e não podem ser atendidas em horário comercial.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre as brasileiras, atrás apenas do de mama e do colorretal. Em 2016, foram 16.340 novos casos. Estima-se que mais de 5 mil mulheres morrem por ano em decorrência da doença, o que totaliza uma morte a cada 90 minutos.

O exame preventivo pode detectar lesões precocemente, antes que a mulher apresente. “É um importante exame para a saúde das mulheres. Além de prevenir o câncer do colo de útero, ajuda a descobrir a existência de outros males que colocam a saúde da mulher em risco”, conta o direto de Saúde, Edgar Machado de Andrade.

A enfermeira da Saúde da Mulher do Centro de Saúde, Marcilia Silveira Batista, explica que o câncer de colo de útero tem cura quando diagnosticado precocemente. “Quando o diagnostico é feito em fase inicial e a mulher tem o tratamento adequado, as chances de cura são grandes”, explica.

As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) estão fazendo busca ativa das mulheres em suas áreas de atuação. A mulher que não puder ir até a sua unidade de saúde, pode fazer o agendamento por telefone ou falar com um ACS para o agendamento. “Os exames só serão coletados por meio de agendamentos e não por demanda espontânea”, lembra Marcília.

 

Veja os dias e local de atendimento:

Terça-feira (25) unidade do PSF I. Telefone 3852-0232.

Quarta-feira (03/05), unidade do PSF III. Telefone 3852-0242.

Quinta–feira (11/05), unidade do PSF IV. Telefone 3852-0207.

Sexta-feira (19/05), unidade do Centro de Saúde. Telefone 3852-0207.

Esta notícia foi lida 37 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*