(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Política / PEC da prisão depois da 2ª instância deve ser votada na terça-feira
Congresso2

PEC da prisão depois da 2ª instância deve ser votada na terça-feira

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o cumprimento de pena depois da condenação em segunda instância deve ser votada ainda nesta semana na Câmara dos Deputados.

A previsão do deputado Aliel Machado (PSB-PR), presidente da comissão especial que analisa a proposta, é que a PEC seja analisada hoje,  terça-feira 7.

O deputado Fábio Trad (PSD-MT), relator da PEC, espera que a proposta seja finalmente votada amanhã.

“O meu relatório já foi protocolado no sistema da Câmara em setembro de 2020. O meu papel como parlamentar eu cumpri, mas não houve consensos entre as lideranças para pautar”, disse, em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan.

“Agora, houve um agendamento e inclusão na pauta. Terça-feira, eu espero que possamos votar a matéria, aprovando, para ser encaminhada ao plenário”, concluiu.

Há mais de um ano parada na Câmara, a votação do relatório estava marcada para acontecer na semana passada, mas foi adiada a pedido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A intenção é tentar chegar a um consenso sobre a proposta para ir a plenário.

A PEC prevê que a Constituição seja alterada para permitir a execução imediata da pena depois da condenação em segunda instância. Atualmente, é possível estender os pedidos de recurso até o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal, o que pode retardar em anos o trânsito em julgado da ação — quando não cabe mais recurso nenhum.

A PEC, apresentada pelo deputado Alex Manente (Cidadania-SP), foi aprovada em novembro de 2019 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara, mas de lá para cá aguarda tramitação na Comissão Especial.

Fonte: revistaoeste.com

Esta notícia foi lida 197 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com