(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Política / Prévias do PSDB são suspensas com impasse sobre sistema de votação
PSDB

Prévias do PSDB são suspensas com impasse sobre sistema de votação

Isto É

Os problemas de instabilidade no sistema de votação das prévias do PSDB para a escolha do candidato do partido a presidente da República foram suspensas agora no início da noite com impasse quanto à continuidade do processo de votação. A convenção marcada para a escolha do partido de quem seria o candidato a presidente começou hoje às 7h e deveria ter sido encerrada às 15h deste domingo. Mas como o sistema operacional do aplicativo criado para a votação não funcionou, a votação foi adiada para até às 18h de hoje. Isso, no entanto, não foi suficiente para garantir que o sistema voltasse a funcionar

Até às 18h deste domingo, apenas 10% dos eleitores inscritos (44.700) conseguiram votar. O sistema não permitia que o voto fosse concluído. Quando o eleitor chegava à metade do processo, ele retornava ao início. Um fiasco. O sistema foi mal formulado. Desde o início, Doria era contra esse aplicativo. Ele defendia que os Estados tivessem urnas eletrônicas e os eleitores fossem às capitais para votar, mas o pessoal de Eduardo Leite insistiu na votação pelo aplicativo. A votação por urna eletrônica foi usada apenas para os 700 dirigentes nacionais que compareceram a Brasília para o evento das prévias. Esses votos foram coletados e estão na sede do partido para a serem somados.

Como até às 18h deste domingo o sistema do aplicativo não voltou a operar de forma confiável, a decisão da direção do partido, com o aval dos três candidatos a presidente (João Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgilio), foi a de adiar o término da votação. O governador João Doria estava preocupado com o problema técnico por uma questão fundamental. Em São Paulo, estavam mais da metade dos eleitores inscritos nas prévias e todos iriam votar pelo aplicativo, o que seria um grande prejuízo para sua eleição. Os três candidatos estão reunidos com o presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, para uma decisão final. Há dirigentes do PSDB que defendem que a votação por aplicativo continue até que 90% dos votos sejam consumados e há os que defendem que a eleição seja suspensa neste domingo e que volte a ser concluída no domingo que vem. Até lá, os técnicos em tecnologia do partido analisariam o que pode ser feito para garantir a integridade dos votos. Se concreto, contudo, ainda não há uma posição oficial e o impasse deve se estender noite adentro.

Esta notícia foi lida 55 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com