(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Agronegócio / Laranja paulista migra para outros Estados para escapar de praga; novas áreas investem em controle

Laranja paulista migra para outros Estados para escapar de praga; novas áreas investem em controle

Por José Maria Tomazela

Para escapar do greening, doença que afeta os laranjais, citricultores paulistas estão migrando os pomares para Estados ainda livres da praga. Atualmente o polo citrícola brasileiro está concentrado nos Estados de São Paulo, com 77% da produção nacional, Minas Gerais e Paraná. Essa região está sob forte pressão da doença causada por uma bactéria transmitida pelo psilídeo, inseto parecido com uma cigarrinha. O ataque da bactéria reduz a produção e, em casos extremos, exige a erradicação dos pomares.

PUBLICIDADE

Por ser um Estado ainda livre da doença e com boa oferta de terras, o Mato Grosso do Sul tem atraído a atenção para novos investimentos do setor. O grupo Cutrale, conglomerado de empresas que lidera as exportações brasileiras de suco de laranja, vai aplicar R$ 500 milhões no plantio de 5 mil hectares de laranjais no Estado. O investimento será na fazenda Aracoara, às margens da rodovia BR-060, entre a capital Campo Grande e Sidrolândia, na região central do Estado. A área vai receber 1,73 milhão de pés de laranja irrigados.

O projeto foi anunciado pelo governo do Estado. A Cutrale confirmou que esteve reunida com o governo do Mato Grosso do Sul para tratar de investimentos na citricultura da região. “A empresa não tem informações a adicionar, além das que já foram veiculadas pelas autoridades governamentais sobre o assunto em referência”, disse, em nota.

Esta notícia foi lida 53 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com