(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Home / Brasil / Brasil teve quase duas cargas roubadas por hora em 2023; tendência de crime continua alta

Brasil teve quase duas cargas roubadas por hora em 2023; tendência de crime continua alta

Por Wesley Gonsalves – Estadão

 

Quase duas cargas foram roubadas por hora nas estradas brasileiras em 2023, somando mais de 17 mil ocorrências. O resultado mostra um crescimento de 4,8% do crime em comparação com 2022, segundo os dados do estudo “Brasil: Relatório Anual de Roubo de Cargas”, da consultoria Overhaul, que analisa a segurança no escoamento de mercadorias no território nacional. Os números colocam o País na segunda colocação do ranking global da empresa, atrás apenas do México e à frente de África do Sul.

A Overhaul faz o acompanhamento diário de casos registrados em território nacional e compara com as informações oficiais divulgadas mensalmente pelas Secretarias de Segurança dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Especialistas afirmam que o crescimento dos casos no País pode ter relação direta com mudanças de comportamento de consumo, questões macroeconômicas, avanço da produção agrícola e crescimento da informalidade, entre outras hipóteses.

Além de apontar para um aumento pontual no número de casos em 2023, a análise da consultoria também comparou os índices de incidência desses crimes no País no pré-pandemia, revelando uma onda ascendente de criminalidade em relação aos roubos de cargas no Brasil, como conta o gerente de inteligência da Overhaul no Brasil, Reginaldo Catarino.

Segundo o executivo, os últimos resultados se assemelham ao movimento verificado entre 2010 e 2013, momento em que o mercado nacional viveu outra onda crescente de roubos de cargas que impactaram os negócios logísticos no País — esse foi um momento de forte crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). “Nós observamos que a tendência é que o roubo de cargas continue subindo”, afirma.

Esta notícia foi lida 64 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com