POr Tely Teles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou as críticas ao Banco Central e diz que a condução da política monetária com seguidas elevações da taxa de juros é uma “irresponsabilidade”. “A irresponsabilidade é de quem aumenta a taxa de juros todos os dias”, diz Lula em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 15.
“A única coisa errada nesse País é a taxa de juros, que está acima de 12%”, afirmou Lula. ” Essa é a coisa errada. Não há nenhuma explicação. É uma inflação totalmente controlada. A irresponsabilidade é de quem aumenta a taxa de juros todo dia. Não é do governo federal. Mas nós vamos cuidar disso também.”
Nesta última quarta-feira, 11, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa básica de juros (Selic) em um ponto porcentual, de 11,25% para 12,25% ao ano, em decisão unânime. Um dos votantes foi o próprio Gabriel Galípolo, indicado por Lula para suceder Roberto Campos Neto no comando do BC no próximo ano.
Como mostrou o Estadão, Galípolo corre o risco de ter de elevar a Selic para um patamar superior ao que foi praticado no auge do mandato de Campos Neto, no qual a Selic chegou a 13,75%. Com a piora dos ativos brasileiros nas últimas semanas, a leitura dos economistas é de que o cenário ficou bem mais delicado desde o encontro do Copom de novembro. Agora, na avaliação deles, o País terá de passar por um processo ainda mais duro e longo de alta da taxa básica de juros.
Esta notícia foi lida 66 vezes!