Fonte: EPTV
O anúncio do presidente americano Donald Trump de taxar em 50% produtos brasileiros já começou a gerar prejuízos concretos para empresas na região de Ribeirão Preto. Em Rifaina (SP), uma empresa do setor de pescados teve parte de suas exportações para os Estados Unidos suspensas, causando apreensão em toda a cadeia produtiva.
A medida americana, que pegou o mercado de surpresa e tem entrada prevista para 1º de agosto, já havia impactado pecuaristas de Barretos (SP), que relataram a suspensão de vendas de gado para frigoríficos destinados ao mercado norte-americano. Agora, a incerteza se espalha para outros segmentos.
Na empresa de pescados em Rifaina, SP, a suspensão atinge diretamente produtos congelados, enviados por navio.
“Esses [produtos congelados] já estão suspensos. A gente não sabe nem o que vai ser do contêiner que está na água, porque nós temos vários contêineres que vão chegar lá [Estados Unidos] depois do dia 30”, explica Juliano Kubitza, diretor da empresa.
O ritmo das esteiras de produção já diminuiu. A indústria, que processa cerca de 40 toneladas de peixe por dia, destina metade de sua produção – tilápia inteira e filés – para os Estados Unidos. Com o tarifaço, parte dos produtos já está parada.
Esta notícia foi lida 92 vezes!