(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Governo Trump será ‘absolutamente terrível’ para a economia dos EUA, afirma vencedor do Nobel

Governo Trump será ‘absolutamente terrível’ para a economia dos EUA, afirma vencedor do Nobel

m dos vencedores do Prêmio Nobel de Economia no ano passado e coautor do livro Por que as Nações Fracassam, James Robinson avalia que o conjunto de políticas e movimentos em curso no governo de Donald Trump será “absolutamente terrível” para a economia dos Estados Unidos.

“Eu acho que vai ser terrível. Absolutamente terrível. Eu acho a política tarifária terrível. É claro que não é apenas sobre economia, mas vai ser terrível. Pense de onde veio o dinamismo econômico dos Estados Unidos nos últimos 200 anos? As instituições sugaram talentos de todos os lugares do mundo — do Brasil, da Inglaterra, da África do Sul”, disse Robinson em entrevista ao Estadão, concedida durante sua passagem por São Paulo para participar de um evento da Fin (Confederação Nacional das Instituições Financeiras).

Na leitura de Robinson, é preciso analisar os fatores que levaram Trump para o poder novamente, não apenas a personalidade do presidente dos EUA. Segundo ele, o modelo de democracia liberal, adotado pelos EUA depois da Segunda Guerra Mundial, parou “de funcionar economicamente para a maioria das pessoas”, porque o americano médio não se beneficiou da globalização e do avanço da tecnologia, por exemplo.

“Eu acho que isso criou uma espécie de reação contra o sistema. E essa reação, é contra todos os aspectos do sistema”, afirmou Robinson, professor da Universidade de Chicago. “É contra a globalização, contra os estrangeiros vindo para os Estados Unidos, contra a ordem econômica liberal, o livre-comércio.”

Em relação ao Brasil, ele aponta que o País vai precisar reconfigurar suas relações diplomáticas e econômicas e que as próximas oportunidades da economia global podem estar na África.

“E pense nas oportunidades para o Brasil. Esqueça os Estados Unidos. De repente, a África começa a crescer e vocês têm todas essas conexões”, disse.

Esta notícia foi lida 141 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com