Por Bernardo Caram
BRASÍLIA (Reuters) – O Banco Central decidiu nesta quarta-feira manter a taxa Selic em 15% ao ano, em decisão unânime de sua diretoria, e pregou uma manutenção da taxa nesse nível por período bastante prolongado para atingir a meta de inflação, sem apresentar sinalização sobre possíveis cortes à frente.
Após apontar em setembro que seguiria avaliando se a manutenção desse nível de juros por período longo era capaz de arrefecer a inflação até o alvo de 3%, o BC agora ajustou o tom, indicando ter ganhado convicção de que essa estratégia levará ao cumprimento do objetivo.
“O Comitê avalia que a estratégia de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”, informou o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC em comunicado.
A autarquia manteve no documento a ponderação de que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado, argumentando que o cenário incerto demanda cautela.
“No comunicado, ele continua dizendo que o cenário exige uma política monetária em patamar significativamente contracionista por um período bastante prolongado, sinalizando que vai continuar alto para os próximos meses”, disse Marcelo Bolzan, planejador financeiro e sócio da The Hill Capital.
Esta notícia foi lida 79 vezes!
ORC FM 94.9 Mhz Orlândia Rádio Clube
