A trajetória de Daniel Vorcaro, o criador do Banco Master
Os passos do mineiro e da instituição que lhe trouxe a fortuna e a prisão
Daniel Vorcaro é fruto de uma relação que começou muito cedo. Quando se casaram seu pai tinha 20 anos, e sua mãe, 16. Alguns de seus tios mais novos têm quase a sua idade.
O problema é que, ainda muito jovem, o pai, Henrique, levava uma vida mais boêmia, gostava de festas e de farrear com os amigos pelos bares.
A história da família – composta também por Natalia, a irmã três anos mais nova – começou a mudar quando o avô, Serafim Vorcaro, um imigrante italiano, resolveu dar um basta nas esbórnias do filho. Serafim deixara o catolicismo e se convertera ao protestantismo. Tornou-se pastor e chegou a ter uma igreja. Achou que Henrique precisava de uma liderança espiritual rígida para dar um rumo novo na vida. Então, levou-o para a Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, à época comandada pelo pastor Márcio Valadão.
A conversão funcionou, e Henrique se aquietou. Passou a se dedicar ao ramo de corretagem de imóveis, no que foi bem-sucedido. Grato ao pastor Valadão pela virada em sua vida, Henrique passou a fazer significativas doações à Lagoinha. Esse suporte viabilizou a compra para a igreja, em 1997, de uma emissora de tevê, a Rede Super, que pertencia a um ex-executivo da Rede Globo.
Daniel Vorcaro, que gosta de música, ganhou então um programa musical na tevê comprada com a ajuda do seu pai. Durante um tempo, ele apresentou uma atração chamada Supersônica.
Os laços dos Vorcaro com a Igreja Batista da Lagoinha se estreitaram. Certa vez, o filho do pastor Márcio, André Valadão, hoje o novo líder da igreja, confessou para os amigos que gostaria de ter uma BMW. O desejo era tamanho que ele comprou o carro à prestação. Logo, passou a ter dificuldades para quitar a dívida. Ao saber do aperto, Henrique Vorcaro rasgou as promissórias e bancou o sonho do rapaz. A felicidade foi tamanha que André Valadão anunciou, na igreja, para todos os fiéis, que “Deus fez um milagre”.
Foi com o filho de André Valadão que a filha de Daniel Vorcaro dançou a valsa em seu aniversário de 15 anos. Foi uma festa luxuosa, com show do DJ Alok, que custou 15 milhões de reais, segundo a imprensa de Belo Horizonte. Àquela altura, ele já era banqueiro estrelado, que havia elevado o patrimônio líquido de seu banco, o Master, de 219 milhões para 5 bilhões de reais em apenas cinco anos.
É uma trajetória fulminante, que mudou rapidamente de rota ao longo deste ano e culminou na prisão de Vorcaro na noite de segunda-feira, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando ele se preparava para viajar para o exterior em um avião particular, e com a liquidação do Banco Master. Horas antes, a Fictor Holding Financeira havia anunciado a aquisição do Banco Master, com aporte de 3 bilhões de reais para estruturar a instituição.
A prisão é parte da Operação Compliance Zero, com o objetivo de combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.
Esta notícia foi lida 75 vezes!
ORC FM 94.9 Mhz Orlândia Rádio Clube
