A Fundação Educacional de Ituverava anunciou nesta semana, o lançamento do curso de Biomedicina, consolidando seu compromisso com a formação de profissionais alinhados às demandas da sociedade e às transformações do setor da saúde.
O curso nasce com o objetivo de atender à carência regional de profissionais especializados em áreas como análises clínicas, biotecnologia, estética, imagenologia, práticas integrativas e complementares, gestão em saúde, docência e pesquisa.
Onde e como irá funcionar
O curso de Biomedicina será ministrado nos períodos matutino e noturno, pela Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), instituição de ensino mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, que está entre as melhores instituição de ensino do país, avaliada com nota máxima pelo MEC, nota 5.
O engenheiro agrônomo, Paulo César da Luz Leão, presidente da Fundação Educacional de Ituverava, destaca que a Biomedicina é uma área em franca expansão, tanto pela diversidade de habilitações quanto pela crescente valorização do biomédico no mercado de trabalho.
“Queremos consolidar a Fafram como referência em educação e saúde, e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico regional”, enfatiza o presidente Paulo César Leão.
Diferenciais do curso
De acordo com a FE, o projeto pedagógico do curso de Biomedicina integra teoria e prática desde os primeiros semestres, com laboratórios modernos e disciplinas inovadoras inexistentes em outros cursos do país.
A proposta privilegia o protagonismo do aluno, estimulando autonomia intelectual, capacidade investigativa e inserção precoce em projetos de extensão e também pesquisa.
“Nosso curso vai muito além do ensino técnico. Queremos formar profissionais críticos, inovadores e conectados com as reais necessidades da sociedade”, ressalta Sérgio Renato Chicote, coordenador do curso.
Corpo docent de excelência
Além da estrutura, a Fafram oferecerá um ambiente de aprendizado alinhado ao mercado.
Os alunos terão acesso a estágios supervisionados, projetos de pesquisa aplicada e atividades de extensão desde os primeiros anos de estudo, além de parcerias com hospitais, laboratórios e outras empresas da área da saúde, fortalecendo a experiência prática.
O corpo docente será composto por mestres e doutores com ampla experiência acadêmica e também muita prática.
“O que mais nos orgulha é a qualidade humana e técnica do nosso time, comprometido em formar não apenas profissionais competentes, mas cidadãos éticos e engajados”, destaca o professor Dr. Roberto Inácio Barbosa Filho, diretor da Fafram.
Vestibular
Maiores informações sobre o vestibular para ingresso no curso de Biomedicina oferecido na Faculdade Dr. Francisco Maeda serão divulgadas em breve.
Mercado promissor
O mercado para biomédicos no Brasil está em constante expansão com destaque para áreas de alta tecnologia e modernidade como biotecnologia, bioinformática, reprodução humana, estética avançada, pesquisa clínica e gestão em saúde.
Historicamente concentrada nas análises clínicas, a profissão ganhou amplitude com a regulamentação e o reconhecimento de 36 habilitações pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Biomedicina, o que amplia significativamente as possibilidades de inserção profissional na área.
HABILITAÇÕES DO CURSO DE BIOMEDICINA
Acupuntura; Análise Ambiental; Análises Bromatológicas; Análises Moleculares; Aconselhamento Genético; Auditoria; Banco de Sangue; Biofotônica; Bioinformática; Biologia Molecular; Biomedicina Estética; Bioquímica e Citopatologia.
Também fazem parte: Docência e Pesquisa (Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia); Embriologia e Psicobiologia; Farmacologia; Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico; Genética; Gestão das Tecnologias de Saúde; Gerontologia Biomédica; Hematologia; Histotecnologia; Imagenologia e Imunologia.
Outras áreas: Microbiologia; Microbiologia dos Alimentos; Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório; Parasitologia; Patologia Clínica (Análises Clínicas); Perfusão Extracorpórea; Pesquisa Clínica; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); Radiologia; Reprodução Humana; Sanitarista; Saúde Pública e também Toxicologia.
Esta notícia foi lida 80 vezes!