(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Como Pix afeta interesse das big techs no Brasil?

Como Pix afeta interesse das big techs no Brasil?

O governo americano anunciou a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil nesta terça-feira, 15. Um dos pontos se destacou: o interesse em apurar supostas irregularidades na adoção do Pix, mais popular método de pagamento no país e usado por 3 em cada 4 brasileiros.

A medida, anunciada pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos, ou USTR na sigla em inglês, afirma que o sistema poderia estar prejudicando empresas americanas que atuam no setor de pagamentos.

O órgão afirma que o Brasil “parece envolver-se em uma série de práticas desleais em relação aos serviços de pagamento eletrônico, incluindo, mas não se limitando a promover seu serviço de pagamento eletrônico desenvolvido pelo governo”.

A ordem de investigar partiu do presidente americano Donald Trump e já era esperada — tinha sido mencionada na carta divulgada por ele na semana passada, em que ameaçou impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Trump, em justificativa, mencionou o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estar sendo alvo de um processo judicial que ele classificou como uma “caça às bruxas” e um suposto déficit na relação comercial entre Brasil e os Estados Unidos, que o governo brasileiro nega

Para especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, as medidas seriam uma forma de proteger as big techs e serviços de pagamentos americanos.

“Estamos falando aqui de uma competição tecnológica, onde os EUA visam tirar qualquer tipo de tecnologia que possa oferecer algum tipo de inovação e que não esteja sendo gerida dentro do próprio país ou que não esteja sob controle dos EUA”, diz Bruna Martins dos Santos, gerente de políticas e advocacy da Witness, organização internacional sem fins lucrativos focada em tecnologia e direitos humanos.

“A gente sabe que o Pix é um método de pagamento extremamente inovador e relevante para o contexto brasileiro, com grandes níveis de adesão. De nenhuma maneira ele deveria ser visto como uma prática desleal de serviço de pagamento eletrônico.”

Esta notícia foi lida 167 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com