(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Conheça os pré-candidatos a prefeitura de Ribeirão Preto

Conheça os pré-candidatos a prefeitura de Ribeirão Preto

Os partidos já começaram a lançar pré-candidatos para a eleição que vai definir o prefeito de Ribeirão Preto (SP) no período de 2025 a 2029. O pleito está marcado para 6 de outubro e a lista de quem já se lançou previamente à disputa, atualmente, conta com nove nomes.

A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro definitivo da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Por isso, o atual cenário ainda pode sofrer alterações conforme a movimentação política na cidade até estas datas.

Confira a seguir os nomes anunciados como pré-candidatos até esta sexta-feira (3) de acordo com uma consulta feita pelo g1 junto aos partidos. (veja abaixo).

Quem é quem?

O g1 resume, a seguir, quem é quem na lista de pré-candidatos, com um breve perfil de cada um deles e o histórico de candidaturas.

Coronel Luis Usai (Podemos)

Luís Henrique Usai tem 60 anos e nasceu em São Paulo (SP). Divorciado e pai de dois filhos, de 28 e 26 anos, é coronel da reserva da Polícia Militar, advogado e professor em Cursos Preparatórios para Concursos das Carreiras Militares, Civis e Jurídicas, além de ministrar aulas de Direito Administrativo, Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Ética e Filosofia do Direito.

Pré-candidato pelo Podemos, Usai foi convidado pela diretoria do partido para filiação e proposta de futura candidatura a prefeito de Ribeirão Preto no fim de março.

Daniel Gobbi (Progressistas)

Daniel Marques Gobbi tem 41 anos, é natural de Ribeirão Preto (SP). Casado, é pai de uma menina de 8 anos e um menino de 3 anos. Advogado e empresário, foi eleito vice-prefeito na gestão 2021-2024 e já atuou como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Ribeirão Preto e secretário municipal de Meio Ambiente entre 2013 e 2016.

Teve a pré-candidatura oficializada no dia 16 de março, durante o Capacita 11, evento de preparação para candidatos, realizado pelo Partido Progressistas.

Igor Oliveira (MDB)

Igor Oliveira tem 40 anos, é casado e pai de dois filhos. Jornalista e radialista, foi o vereador mais votado de Ribeirão Preto por duas vezes consecutivas (2016 e 2020) e também o presidente mais novo a atuar na Câmara Municipal.

Foi anunciado pré-candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto pelo deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB. O nome dele foi oficializado no dia 23 de outubro do ano passado.

Isaac Antunes (PL)

Isaac Antunes tem 40 anos, é casado e pai de duas filhas. Possui formação superior em finanças. É empresário do ramo alimentício, pós-graduado e especialista em gestão de cidades, pós-graduado e especialista em gestão de pessoas. Está no segundo mandato.

A pré-candidatura dele foi confirmada no dia 6 de abril, durante encontro de lideranças do PL. Presidente do partido em Ribeirão Preto e atual presidente da Câmara de Vereadores, Antunes era cogitado internamente como pré-candidato desde dezembro do ano passado.

Ismar Menezes (Agir)

Ismar Cabral Menezes tem 55 anos, é casado e pai de seis filhos. Graduado em Direito pela Unaerp, atuou como juiz titular da comarca de Barretos em 2006, após aprovação em concurso da Magistratura em São Paulo. Antes, foi juiz do Trabalho por quase dez anos. Além de advogado e magistrado aposentado, é professor e orientador educacional.

Presidente do Agir36, o partido do autista, Menezes teve a pré-candidatura aprovada no dia 12 de abril, durante reunião no diretório municipal que contou com a presença de Osmar Bria, presidente nacional do Agir36, e a coordenação nacional.

Jorge Roque (PT)

Jorge Roque tem 46 anos, é divorciado e tem uma filha. Graduado em Ciências Sociais e Direito e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), atua como advogado nos Sindicatos dos Metalúrgicos de Sertãozinho (SP), Orlândia (SP) e Ribeirão Preto, onde também é presidente do PT desde 2019.

O político disputou as prévias internas do partido com outros quatro pré-candidatos em março deste ano e saiu vencedor. Desde então, se tornou oficialmente pré-candidato a prefeito pelo partido.

Marco Aurélio Martins (Novo)

Marco Aurélio Martins tem 53 anos, é casado e pai de cinco filhos. Natural de Ribeirão Preto, é graduado em Química Industrial pela Unaerp e tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Empresário há 30 anos, já atuou como superintendente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) entre 2005 e 2011.

Foi lançado pré-candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto pelo Partido Novo durante coletiva de imprensa no Stream Palace no dia 22 de fevereiro.

Mauro Inácio (PSOL)

Natural de Bebedouro (SP), Mauro Inácio tem 55 anos, vive uma união estável e tem três filhos. Antes de se formar em História, trabalhou em lavouras de laranja, onde começou a trajetória política como líder sindical. É professor e dirigente regional do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP).

Foi militante do movimento negro nas décadas de 90 e 2000 e já disputou o cargo de chefe do Executivo em Ribeirão Preto em 2008, 2012 e 2020. Em 2010, tentou o cargo de deputado estadual, mas não foi eleito.

A pré-candidatura de Mauro Inácio foi aprovada em reunião do Diretório Municipal do PSOL no final de fevereiro.

Suely Vilela (PSB)

Natural de Ilicínea (MG), Suely Vilela tem 70 anos, é divorciada e tem um filho. Professora titular da USP, foi a primeira reitora da história da universidade entre 2005 e 2009. Tem doutorado em ciências biológicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e atuou em pesquisas nacionais e internacionais nas áreas de bioquímica e farmácia.

Em 2018, disputou a eleição para deputada estadual, mas não conseguiu se eleger. Em 2020, se candidatou pela primeira vez à prefeitura municipal, mas perdeu o pleito para o atual prefeito, Duarte Nogueira (PSDB).

Em março deste ano, Suely Vilela foi convidada a se filiar ao PSB e, logo na sequência, o nome dela foi aprovado em convenção interna do partido à pré-candidatura à prefeitura municipal.

Esta notícia foi lida 364 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com