(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / Governo Lula silencia sobre decisão de Maduro de proibir opositores de disputar eleição na Venezuela
FILE - In this April 12, 2016 file photo, Venezuela's President Nicolas Maduro speaks during the installation of a truth commission, at Miraflores presidential palace in Caracas, Venezuela. Opponents of President Nicolas Maduro promise to flood the streets of Caracas on Thursday, Sept. 1, in a major test of their strength and the government’s ability to tolerate growing dissent. (AP Photo/Ariana Cubillos, File)

Governo Lula silencia sobre decisão de Maduro de proibir opositores de disputar eleição na Venezuela

Quatro dias depois de a ditadura da Venezuela decidir inabilitar a candidatura da principal candidata da oposição, María Corina Machado, para as eleições presidenciais deste ano, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não se manifestou sobre a medida, que provocou a reimposição de sanções por parte dos EUA ao governo de Nicolás Maduro.

Outros países da América do Sul, como a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e o Equador, condenaram a inelegibilidade da ex-deputada. Já governos de esquerda da Colômbia, com Gustavo Petro, e do México, com Andrés Manuel López Obrador, também optaram pelo silêncio.

Questionado pelo Estadão se a diplomacia brasileira pretendia se manifestar sobre a inabilitação de María Corina Machado, o Itamaraty não se pronunciou oficialmente até a publicação desta reportagem. O ministro Mauro Vieira também preferiu não falar.

Reservadamente, no entanto, diplomatas do Itamaraty dizem que a decisão de Maduro é um sinal de retrocesso, mas argumentam que se posicionar oficialmente agora seria precipitado, já que ainda faltam mais de seis meses para a eleição e o acordo de Barbados, que definiu a realização de eleições livres e libertação de prisioneiros políticos em troca do alívio nas sanções, ainda está vivo.

Esta notícia foi lida 70 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com