Estadão
Um dos primeiras e mais preservados remanescentes do auge do cultivo do café no Brasil, a Fazenda Pau D’Alho é parte de programa piloto do Ministério do Turismo com Portugal para a concessão de construções históricas à iniciativa privada. O imóvel fica em São José do Barreiro, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
Construída há mais de 200 anos, no início do século 19, a fazenda é um raro exemplar ainda cercado por muros de pedra e pau a pique. Também é conhecida por ter recebido d. Pedro I no caminho que fez até São Paulo, em agosto de 1822, dias antes da Proclamação da Independência.
Pelo programa Revive Brasil, há a proposta de concessão da fazenda à iniciativa privada por 45 anos. As principais mudanças indicadas são o restauro do espaço e a implantação de um hotel de luxo, conectado aos imóveis históricos por uma passarela.
A proposta não é unânime, contudo: uma parte dos moradores de São José do Barreiro (que tem 3,8 mil habitantes) se organiza contrariamente por meio de um abaixo-assinado virtual, com cerca de 500 assinaturas. O argumento é que a transformação em hotel colocaria o espaço em risco de “descaracterização” e danos ambientais.
Esta notícia foi lida 136 vezes!
ORC FM 94.9 Mhz Orlândia Rádio Clube
