Esforço teve influência nas baterias usadas nos atuais carros da montadora, apesar de a Apple ter desistido dos planos para construir seu próprio veículo este ano
A Apple trabalhou com a montadora chinesa BYD por anos como parte de seu projeto de carro elétrico cancelado no início do ano, desenvolvendo baterias de longa duração que ajudaram a estabelecer as bases para a tecnologia usada hoje, de acordo com pessoas familiarizadas com a situação.
A Apple e a empresa sediada em Shenzhen se uniram por volta de 2017 para construir um sistema de bateria usando células de fosfato de ferro e lítio, disseram pessoas próximas ao processo, que pediram para não serem identificadas porque o trabalho não foi divulgado. A tecnologia foi projetada para ter maior alcance e ser mais segura do que as baterias típicas de veículos elétricos na época.
Embora a Apple não seja proprietária de nenhuma tecnologia usada nas atuais baterias Blade da BYD, a parceria mostra até onde a fabricante do iPhone foi em seus esforços para produzir um carro. O titã da tecnologia gastou cerca de US$ 1 bilhão (R$ 5,69 bilhões) por ano durante a última década no projeto do veículo – muitas vezes visto como uma das “próximas grandes coisas” da empresa – antes de descartá-lo em fevereiro.
A tecnologia que a Apple desenvolveu com a BYD teria sido altamente personalizada para o veículo outrora planejado, segundo pessoas a par do assunto. Como parte da parceria secreta, os engenheiros da Apple trouxeram sua experiência em baterias avançadas e gerenciamento de calor. A BYD contribuiu com know-how de fabricação e avanços usando células de fosfato de ferro e lítio – mais conhecidas como LFP.
Os porta-vozes da Apple e da BYD não quiseram comentar sobre o trabalho conjunto da bateria. Mas a BYD disse em um comunicado enviado por e-mail que “o conceito da bateria Blade foi originado pelos engenheiros da BYD, que desenvolveram independentemente essa bateria LFP Blade. A BYD detém todos os direitos de propriedade e de patente da bateria Blade”.
Hoje, toda a linha de carros da BYD é alimentada pelo sistema Blade, que usa um design de bateria que, segundo as pessoas envolvidas em seu desenvolvimento, foi informado pelas lições do trabalho da Apple.
As sementes da colaboração da Apple com a BYD foram plantadas há cerca de uma década, quando a empresa norte-americana estava buscando tecnologias essenciais para seu carro. Os engenheiros da BYD apresentaram as primeiras versões da bateria Blade aos executivos da Apple, que admiraram os recursos de segurança e armazenamento de energia da tecnologia. Por fim, a Apple buscou personalizações que aumentassem o alcance de um veículo elétrico.
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