(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Ciência e Tecnologia / Bateria com garantia de 1,5 milhão de km ou 15 anos já é realidade

Bateria com garantia de 1,5 milhão de km ou 15 anos já é realidade

Imagine um veículo elétrico que possa rodar por até 15 anos ou 1,5 milhão de quilômetros com a mesma bateria! Essa inovação promissora está se tornando realidade graças a uma parceria entre a gigante chinesa de baterias CATL e a fabricante de ônibus Yutong.

Essas novos “superacumuladores” de energia elétrica não só prometem uma vida útil estendida, mas também atenderão a diversos segmentos, incluindo ônibus, caminhões leves e pesados. Isso significa que poderemos ver frotas inteiras de veículos elétricos circulando nas cidades com muito mais autonomia e menor impacto ambiental, um ponto crucial apontando pelos críticos da mobilidade elétrica.

Além disso, a nova bateria de longa duração promete degradação zero nos primeiros 1.000 ciclos, segundo informou a Yutong. A empresa, por exemplo, já é parceira da CATL há mais de 12 anos, e seus ônibus elétricos com baterias CATL rodam por mais de 40 países – no ano passado, a empresa chinesa anunciou planos de instalar uma fábrica no Brasil.

Além da CATL, outras fabricantes chinesas estão investindo pesado em baterias de longa duração. A montadora de veículos elétricos NIO anunciou recentemente uma parceria similar, prevendo o desenvolvimento conjunto dessas baterias super-resistentes.

Especialistas do setor, como o CEO da Nio, William Li, alertam que a garantia de baterias vendidas nos últimos anos começará a expirar em breve. Aumentar a vida útil desses componentes é crucial para reduzir custos e tornar a mobilidade elétrica ainda mais atrativa para os consumidores e para o meio ambiente.

A corrida pela tecnologia de baterias de longa duração está a todo vapor, e a China lidera esse movimento. A expectativa é que, em breve, vejamos essa inovação se tornando realidade, inclusive no Brasil, impulsionando a adoção de veículos elétricos e ajudando atingir as metas globais de emissões.

Esta notícia foi lida 94 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com