(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Economia / ‘Lula é intervencionista na economia, é meio getulista’, diz Samuel Pessôa

‘Lula é intervencionista na economia, é meio getulista’, diz Samuel Pessôa

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Samuel Pessôa avalia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vive uma situação de autoengano, o que o leva a repetir políticas equivocadas, de maior intervenção do Estado na economia.

Em 2024, esse caminho tem ficado claro. O governo tentou emplacar o ex-ministro Guido Mantega no comando da Vale e abriu uma crise com o não pagamento de dividendos extraordinários na Petrobras. Em entrevista ao SBT, Lula ainda defendeu que os bancos públicos reduzam os juros para forçar uma redução por parte de outros participantes do mercado e voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

De acordo com Pessôa, a origem dessa insistência numa política econômica equivocada tem a ver com a construção de um argumento “não verdadeiro” criado por Lula e o PT, de que a turbulência econômica da década passada nasceu de uma crise política, depois que o candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, questionou o resultado da eleição de 2014. Para o pesquisador, portanto, não se “aprendeu” com os equívocos do passado.

Esta notícia foi lida 43 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com