Após um segundo turno acirrado, o candidato da centro-esquerda Yamandú Orsi venceu neste domingo, 24, a eleição presidencial do Uruguai com quase 50% dos votos, de acordo com resultados da Corte Eleitoral. Herdeiro político do ex-presidente e militante de esquerda José “Pepe” Mujica, Orsi derrotou o adversário de centro-direita, Álvaro Delgado, apoiado pelo atual presidente, o popular Luis Lacalle Pou, que não conseguiu transformar seu alto índice de aprovação em votos ao apadrinhado.
Um hora após o fechamento das urnas, todas as pesquisas de boca de urnas davam vitória à esquerda. As pesquisas no Uruguai têm o história de acertarem em cheio o resultado final. Às 22h, a Corte Eleitoral do país começou a divulgar os números preliminares, mas já com tendência irreversível. Com 99% das urnas apuradas, Orsi tinha 49,8% dos votos, ante 45,9% de Delgado.
“Vou ser o presidente que constrói uma sociedade mais integrada, onde, apesar das diferenças, ninguém possa ficar para trás do ponto de vista econômico, social e político”, falou Orsi em seu primeiro discurso como eleito, segurando a bandeira da coalizão Frente Ampla e ao lado de sua vice, Carolina Cosse.
Esta notícia foi lida 88 vezes!