O relatório preliminar do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Índia sobre a queda do voo 171 da Air India, que matou 260 pessoas em 12 de junho, foi divulgado nesta sexta-feira (11/07, no Brasil).
Ele não traz conclusões, mas o foco do documento está, pelo menos por enquanto, na ação dos pilotos.
Gravações feitas durante o voo indicam que dois interruptores de controle de combustível, normalmente usados para ligar ou desligar os motores em solo, foram alternados da posição “run” (ligar) para a posição “cutoff” (desligar) logo após a decolagem.
Isso causou a perda de potência em ambos os motores.
Segundo o relatório, a gravação de voz da cabine do Boeing 787-8 mostra um dos pilotos perguntando ao outro por que havia desligado o fornecimento de combustível.
O outro piloto respondeu que não havia feito isso.
A identificação das vozes de cada piloto não foi especificada.
Na decolagem, o copiloto pilotava o avião, enquanto o comandante supervisionava.
Os interruptores foram então colocados de volta à sua posição normal, o que levaria automaticamente ao processo de reinicialização do motor.
De fato, um dos motores havia começado a recuperar a propulsão no momento da queda da aeronave. O outro foi reativado, mas ainda não havia recuperado a propulsão.
Esta notícia foi lida 79 vezes!