(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Internacional / Lula sobe tom, critica protecionismo e propõe comércio sem dólar às vésperas de reunião com Trump

Lula sobe tom, critica protecionismo e propõe comércio sem dólar às vésperas de reunião com Trump

Felipe Frazão – O Estado de SP

Às vésperas de uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planejada para ocorrer na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a subir o tom nesta quinta-feira, dia 23, com críticas ao protecionismo, a uma nova Guerra Fria e propôs comércio em moeda nacional com a Indonésia, uma alternativa ao dólar americano. Lula afirmou que os países não podem ser “dependentes de ninguém”.

“Indonésia e Brasil não querem uma segunda Guerra Fria. Nós queremos comércio livre. E, mais ainda, tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de comercialização entre nós dois ser com as nossas moedas”, disse o petista. “Essa é uma coisa que nós precisamos mudar. O Século XXI exige que tenhamos a coragem que não tivemos no Século XX. Exige que a gente mude alguma forma de agirmos comercialmente para não ficarmos dependentes de ninguém.”

A mensagem é uma crítica direta às ações do presidente americano, que deflagrou uma guerra comercial e tarifária ao voltar ao poder neste ano. Em abril, Trump anunciou um tarifaço recíproco global, que atingiu com 10% as exportações brasileiras. Em julho, aplicou uma sobretaxa de 40%, alegando razões políticas e emergência nacional.

O presidente americano já reclamou publicamente de governos que pretendem avançar na pauta da “desdolarização”, como o uso de moedas nacionais ou até a criação de uma moeda alternativa para comércio exterior no Brics, grupo do qual Brasil e Indonésia fazem parte. Trump chegou a ameaçar impor uma taxa de 100% aos países do Brics caso os planos prosseguissem. A pauta seguiu, mas com menos ênfase nas reuniões deste ano, presididas pelo governo brasileiro. Segundo integrantes do Palácio do Planalto, o assunto não foi debatido nas prévias da próxima reunião entre os presidentes.

 

Esta notícia foi lida 84 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com