(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Política / Mauro Cid confirma à PF encontros com Bolsonaro para discutir golpe de Estado

Mauro Cid confirma à PF encontros com Bolsonaro para discutir golpe de Estado

Por Pepita Ortega

No longo depoimento à Polícia Federal, prestado nesta última segunda, 11, o ex-ajudante de ordens da Presidência, tenente-coronel do Exército Mauro Cid, delator, confirmou detalhes de uma série de encontros com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e da cúpula de seu governo para debaterem um plano de golpe de Estado. O militar afirmou não ter participado da discussão entre Bolsonaro e o alto escalão das Forças Armadas sobre o mesmo tema. O relato de Mauro Cid durou cerca de nove horas.

Ele declarou à PF que em uma reunião o ex-presidente recebeu de seu então assessor Filipe Martins o rascunho de uma minuta de decreto golpista. Detalhou encontro com o comando das Forças Armadas para uma ‘sondagem’ de apoio ao eventual golpe.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro também foi questionado sobre a reunião de 5 de julho de 2022, na qual o ex-presidente disse que ‘o plano B tem que pôr em prática agora’. O vídeo do encontro foi resgatado pelos investigadores no computador de Mauro Cid.

Ele reiterou detalhes de sua delação premiada, que abrange informações de interesse dos inquéritos sobre as joias sauditas, a suposta fraude na carteira de vacinação do ex-presidente e o plano de golpe de Estado.

A oitiva foi considerada uma espécie de ‘chaveamento’ dos relatos de Cid. Ela seria dividida em dois dias, mas a pedido da defesa, o depoimento foi todo concentrado na segunda, 11, e por isso se estendeu até por volta de meia noite.

O militar conversou com os investigadores após o ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, confirmar a participação em reuniões em que foi debatida a ‘minuta do golpe’. Freire Gomes foi chamado a depor por causa de mensagens trocadas com Mauro Cid, as quais colocam Bolsonaro no centro da suposta trama golpista sob investigação da PF.

Esta notícia foi lida 69 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com