Bill Gates anunciou nesta quinta, 8, que vai encerrar a Fundação Gates nos próximos 20 anos. Antes disso, o bilionário vai doar 99% da sua fortuna para a instituição, que tem valor estimado em US$ 107 bilhões.
Se concretizada, a transferência da fortuna estará entre as maiores doações filantrópicas de todos os tempos – superando as contribuições históricas de industriais como John D. Rockefeller e Andrew Carnegie, quando ajustadas pela inflação. Apenas a promessa de Warren Buffett, investidor da Berkshir
A doação de Gates será entregue ao longo do tempo e permitirá que a fundação gaste mais US$ 200 bilhões nos próximos 20 anos. “É emocionante ter essa quantia para poder investir nessas causas”, disse Gates em uma entrevista à The Associated Press.
O anúncio sinaliza tanto uma promessa de apoio contínuo a causas como saúde global e educação quanto o potencial fim da imensa influência mundial da fundação. Gates diz que gastar sua fortuna ajudará a salvar e melhorar muitas vidas agora, o que terá efeitos positivos muito além do fechamento da fundação. Isso também torna mais provável que suas intenções sejam honradas.
Acho que 20 anos é o equilíbrio certo entre dar o máximo que pudermos para progredir e avisar às pessoas que agora esse dinheiro vai acabar”, disse Gates.
Esta notícia foi lida 125 vezes!