O grupo de cardeais reunidos para o conclave na Capela Sistina escolheu o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano. Era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votantes para a escolha do novo líder da Igreja Católica, que tem cerca de 1,4 bilhão de fiéis pelo mundo.
Leão XIV é eleito novo papa
Prefeito do dicastério dos bispos e arcebispo emérito de Chicago. Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago. Foi nomeado cardeal em 30 de setembro de 2023, pelo papa Francisco. Não estava entre os principais cotados até dias atrás, mas veio crescendo entre os cotados nos últimos dias.
Quais nomes mais usados entre os papas
A escolha costuma funcionar como uma indicação dos objetivos e da linha a ser seguida durante seu pontificado.
João é o nome mais frequente entre os papas até hoje — ao todo, 21 pontífices escolheram ser chamados como o apóstolo. O último deles, João XXIII, comandou a Igreja de 1958 a 1963 e um período de significativas reformas.
O papa Francisco, que morreu em 21 de abril, foi o primeiro líder da Igreja Católica na história a ter esse nome. Leia mais aqui.
Robert Prevost é o novo papa
O cardeal americano Robert Prevost, de 69 anos, é o novo papa. Ele escolheu o nome Leão 14. Seu perfil é visto como equilibrado, com reputação por construir pontes entre conservadores e progressistas. Prevost Nasceu em 1955 em Chicago, nos Estados Unidos, em uma família de origens europeias. Ele também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino.
Publicidade
Quando é que vou ver um novo conclave?
O padre Gilson Maia é um rogacionista que trabalha na sede de sua congregação, na capital italiana. “Não perdi nenhuma fumaça. Quando é que vou ver um novo conclave?”, afirmou o sacerdote de 61 anos, mineiro de Passos, padre há 33 anos. “Que sua primeira missa seja no domingo do Bom Pastor (o próximo) ou no dia 13 de maio (terça-feira), o que seria muito simbólico”, afirmou, referindo-se ao dia de Nossa Senhora de Fátima.

* Do correspondente Marcelo Godoy, de Roma
Quem é o cardeal que faz o anúncio ‘Habemus papam’
O protodiácono do Colégio dos Cardeais costuma ser o responsável pelo anúncio. No cargo, está o cardeal francês Dominique Mamberti, de 73 anos, que assumiu em outubro de 2024. Ele aparece na sacada após o fim do conclave e a liberação da fumaça branca pela chaminé da Capela Sistina. Leia mais aqui.
Fiéis esperam ansiosos pela aparição pública do papa eleito
Milhares de pessoas celebraram depois de terem aparecido a fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, onde 133 cardeais se reuniram no segundo dia do conclave para eleger o sucessor do papa Francisco, no Vaticano.

Publicidade
Cardeal brasileiro mais velho acompanha da Praça São Pedro
O cardeal Raimundo Dasmasceno se preparava para uma entrevista para a TV na praça de São Pedro quando o barulho da multidão começou. Aos gritos de “è bianca”, “é branca”, as pessoas corriam em direção à praça pela Via della Conciliazione, a avenida que leva até a Basília de São Pedro, onde nos fundos fica a Capela Sistina. “A emoção é grande, não sei ainda o que dizer”
Dom Damasceno aguardava uma decisão em três ou quatro dias. Não muito distante dele estava a freira Monalisa Machado, de 39 anos, da Congregação das Irmãs de Maria Auxiliadora. “Estou aqui na praça desde a primeira fumaça até agora”, contou. E o que esperar do novo papa. “Que seja um papa bom para a Igreja e para toda a humanidade”, afirmou a irmã que está na vida religiosa há 16 anos e vive em Roma há cinco anos.

* Do correspondente Marcelo Godoy, de Roma
Milhares de pessoas estão reunidas na Praça São Pedro
Fiéis comemoraram a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina durante o conclave para eleger um novo papa, no Vaticano.



Multidão aguarda anúncio do novo papa
Pessoas de todas as partes do mundo correram para a entrada principal do Vaticano, logo após a fumaça branca sair da chaminé. Veja vídeo abaixo:
Multidão corre na Praça São Pedro após fumaça branca anunciar fim do conclave
Publicidade
Guarda Suíça desfila após fumaça branca
Guarda Suíça Pontifícia já está perfilada perto da janela onde aparecerá o novo papa. Fundada em 1506 e considerada uma das forças de segurança armada mais antigas do mundo, ela é um elemento importante na história e no funcionamento atual do Vaticano. Por que a Guarda Suíça protege o Vaticano?

Esta notícia foi lida 62 vezes!