O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira, 15, que deve eleger até 120 deputados federais alinhados com a direita em 2026. A declaração foi dada em entrevista concedida ao jornal Poder360.
“Eu tenho certeza, vou fazer uns 120 deputados federais na próxima (eleição). O PL faz pelo menos 20 senadores pelo Brasil”, aposta o político.
O ex-presidente explica a influência que pode exercer por meio de parlamentares de direita. “Com metade do Senado, vou mandar mais que o presidente da República. Não adiante ele (o presidente) indicar o João (nome fictício) para o Supremo, que eu falo para o pessoal ‘aprova ou não aprova’”.
A declaração do ex-presidente na entrevista ocorreu após ser perguntado se ele busca um indulto contra possível condenação na trama golpista, uma vez que o hipotético perdão viria do Parlamento. Ele negou e respondeu “quero um Senado forte para equilibrar os Poderes”.
Questionado se o objetivo então seria conseguir o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro disse “não queremos perseguir ninguém”. O motivo, segundo ele, para focar na eleição de senadores e deputados, seria se proteger. “Se você me vê forte, você não me provoca”.
Esta notícia foi lida 99 vezes!