A mineradora canadense Lundin Mining informou que a Vicuña Corp., uma joint venture formada com a BHP, concluiu estimativas atualizadas de recursos minerais para depósitos de Filo del Sol e Josemaria, localizados na região do distrito Vicuña, na fronteira entre Chile e Argentina.
Segundo a empresa, que tem operações no Brasil, Chile, Portugal e Estados Unidos, os projetos somam uma das maiores concentrações de cobre, ouro e prata já identificadas no mundo.
O recurso mineral recém-estimado posiciona o complexo entre os dez maiores depósitos de cobre do mundo. Os dados impressionam: são 13 milhões de toneladas (Mt) de cobre em recursos medidos e indicados (M&I), além de 25 Mt em recursos inferidos. Em ouro, os números chegam a 32 milhões de onças (Moz) em M&I e 49 Moz em inferidos. Já a prata soma 659 Moz em M&I e 808 Moz em inferidos.

Segundo Jack Lundin, presidente e CEO da Lundin Mining, a descoberta representa “a maior descoberta greenfield de cobre nos últimos 30 anos”. O executivo destacou ainda o alto teor dos depósitos, que permitirá uma mineração com retorno mais eficiente nos primeiros anos de operação.
Esta notícia foi lida 84 vezes!