(16) 3826-3000
(16) 9.9995-9011
Home / Brasil / PF prende Gilson Machado, ex-ministro de Bolsonaro; Mauro Cid é alvo de busca por tentativa de fuga

PF prende Gilson Machado, ex-ministro de Bolsonaro; Mauro Cid é alvo de busca por tentativa de fuga

Por Rayssa Motta e Fausto Macedo – Estadão

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta sexta-feira, 13, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado no Recife (PE). Segundo a PF e a Procuradoria-Geral da República (PGR), ele tentou obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), sair do Brasil.

A Polícia Federal também fez buscas na casa de Mauro Cid, em Brasília. O tenente-coronel chegou à sede da PF, em Brasília, por volta das 11h para prestar depoimento.

O Estadão busca contato com os advogados do ex-ministro.

A defesa de Mauro Cid afirm que ele cumpre todas as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e nega que o tenente-coronel tenha pedido passaporte português ou que tenha planejado deixar o País.

Procurados pelo Estadão, os advogados Cezar Bitencourt, Vania Adorno Bitencourt e Jair Alves Pereira, que representam Mauro Cid, informaram que ele tem cidadania portuguesa e a carteira de identidade de Portugal e que isso já havia sido comunicado ao STF.

Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes intimou a defesa para esclarecer “por qual razão o colaborador solicitou passaporte português” e se ele já havia obtido a cédula de identidade de Portugal.

A defesa comunicou ao Supremo Tribunal Federal que o tenente-coronel deu entrada em um pedido de cidadania portuguesa, no dia 11 de janeiro de 2023, “única e exclusivamente pelo fato de que toda a sua família já possuía cidadania portuguesa”.

Em 2024, Cid conseguiu a carteira de identidade portuguesa. O documento é válido apenas em Portugal, mas não pode ser usado para cruzar fronteiras.

“O peticionante não solicitou e não possui passaporte português (europeu), esse sim, documento que lhe permitiria, caso possuísse, viagens por qualquer país integrante da União Europeia ou outros países que tenham acordos de livre circulação com a UE”, alegou a defesa na petição.

Na mesma manifestação ao STF, os advogados ofereceram entregar a identidade portuguesa de Mauro Cid, caso o ministro Alexandre de Moraes considerasse necessário.

 

 

 

Esta notícia foi lida 82 vezes!

Autor redacao

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


Popups Powered By : XYZScripts.com