Sanor orienta população sobre ligações corretas de esgoto
A Sanor informa que todo o esgoto gerado em Orlândia é coletado pela rede pública e direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde passa por um processo completo antes de retornar ao meio ambiente. Com isso, o município conta hoje com 100% do esgoto coletado e tratado.
Apesar desse índice, ainda existem situações em que moradores identificam esgoto em saídas de drenagem. Isso ocorre devido a ligações irregulares, quando imóveis conectam o esgoto doméstico à rede pluvial, que deve receber apenas água da chuva.
Quando há lançamento de esgoto na drenagem, trata-se de uma ligação clandestina feita de forma incorreta”, destacou Roberto Carvalho, gerente da empresa.
Assim a Sanor está lançando a campanha “Tudo Certo com o Esgoto” com o objetivo de orientar os moradores e corrigir situações irregulares
A iniciativa incentiva a população a verificar se sua ligação de esgoto está correta e, em caso de dúvidas ou irregularidades, procurar a concessionária para regularização.
👉 Cada morador tem um papel fundamental nessa tarefa. Garantir que a ligação de esgoto esteja no local correto é uma responsabilidade individual que reflete no bem-estar coletivo. Quando todos cumprem sua parte, a cidade fica mais limpa, saudável e o meio ambiente preservado.
Além da campanha educativa, a Sanor informa que está se organizando em conjunto com a Prefeitura e a Vigilância Sanitária para realizar vistorias em locais onde foram detectados indícios de ligações clandestinas. O objetivo é corrigir essas situações e garantir que todo o esgoto seja devidamente direcionado para tratamento.
“Nossa função é garantir que todo o esgoto seja coletado e tratado. Para isso, é fundamental que cada ligação esteja conectada de forma adequada à rede da Sanor. Essa é uma responsabilidade compartilhada, e a conscientização de cada cidadão faz toda a diferença”, reforçou Roberto.
Esta notícia foi lida 123 vezes!