A Justiça da Argentina decidiu nesta quarta-feira (3) extraditar cinco bolsonaristas que participaram da tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023 e que estavam foragidos no país.
O grupo bolsonarista havia fugido para a Argentina em 2024 e foi preso em novembro de 2025. Além da extradição, a Justiça argentina manteve a prisão preventiva dos cinco golpistas.
A audiência com os brasileiros foi conduzida pelo juiz Daniel Rafecas, da 3ª Vara Federal de Buenos Aires. Cada caso foi analisado individualmente.
Em novembro, o Brasil pediu a extradição de dezenas de golpistas que participaram da tentativa de golpe de 8 de janeiro. Na ocasião, a Justiça argentina expediu 62 mandados de prisão, mas apenas cinco foram detidos.
O Ministério Público argentino defendeu a extradição dos foragidos com base na condenação do Supremo Tribunal Federal (STF). O promotor Carlos Rivolo afirmou que os crimes cometidos pelos bolsonaristas têm equivalência no Código Penal argentino e atendem aos critérios legais para extradição.
Por sua vez, os advogados dos réus tentaram sustentar a tese de que seus clientes eram vítimas de perseguição política e que, portanto, seus crimes seriam políticos — argumento rejeitado pela Justiça argentina.
Esta notícia foi lida 60 vezes!
ORC FM 94.9 Mhz Orlândia Rádio Clube
